Competências do empreendedor do setor hoteleiro: caracterização e análise baseadas na metodologia da história oral

DSpace Repository

A- A A+

Competências do empreendedor do setor hoteleiro: caracterização e análise baseadas na metodologia da história oral

Show full item record

Title: Competências do empreendedor do setor hoteleiro: caracterização e análise baseadas na metodologia da história oral
Author: Feuerschutte, Simone Ghisi
Abstract: A pesquisa partiu de reflexões teóricas que preconizam uma visão dinâmica do fenômeno do empreendedorismo e percebem o indivíduo empreendedor no centro do processo. Sob a perspectiva dinâmica da competência, ou seja, da competência como resultado da ação do profissional, o objetivo geral do estudo foi analisar a configuração das competências dos empreendedores do setor hoteleiro a partir do resgate de suas experiências de trabalho e da atuação à frente do empreendimento. Os elementos metodológico-epistêmicos corresponderam à natureza qualitativa da pesquisa, que foi desenvolvida sob a orientação do construtivismo e teve a história oral como estratégia de investigação. A configuração das competências e os saberes mobilizados para sua expressão foi estruturada segundo a definição de três categorias analíticas: competências relacionadas empreendimento e seu contexto; competências relativas à gestão do empreendimento; competências relativas às características pessoais do empreendedor. A interpretação das competências e dos múltiplos saberes que as sustentam e são mobilizados pelos empreendedores hoteleiros, demonstraram a vinculação entre os construtos competência do empreendedor e oportunidades empreendedoras, mediados pelo surgimento dos eventos críticos ou situações complexas a serem enfrentados pelos sujeitos. This research had its beginning on theoretical views which proclaim a dynamic way of the entrepreneurship phenomenon and perceive the entrepreneur in the middle of the process. Through a dynamic perspective of competence, that is, competence as the result of the professional act, the general aim of this study was to analyze the competences of entrepreneurs working on hotel sector from their job experiences and their performance in the enterprise. Methodological and epistemological elements corresponded to qualitative nature of the research, which was developed on constructivism basis and oral history as a research strategy. So, the entrepreneurs#s competencies have been characterized according to three categories: competencies related to the type of enterprise and its context; competencies related to the enterprise management; and competencies related to personal characteristics of the entrepreneur. Multiple knowledge which gives support for competency interpretation, both are mobilized by hotel entrepreneurs and demonstrated the link between entrepreneur#s competency and entrepreneurial opportunities concepts, mediated by critical and complex situations faced by the subjects in the enterprise.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89401
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar