Investigação das atitudes de estudantes de graduação em medicina considerando as diretrizes curriculares nacionais

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Investigação das atitudes de estudantes de graduação em medicina considerando as diretrizes curriculares nacionais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pires, Maria Marlene de Souza pt_BR
dc.contributor.author Miranda, Silvana Maria de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T19:11:58Z
dc.date.available 2012-10-22T19:11:58Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 225989 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89298
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. pt_BR
dc.description.abstract Estudos têm mostrado que as atitudes influenciam o comportamento e o desenvolvimento de atitudes próprias dos estudantes de medicina, podendo impactar a qualidade do cuidado médico dado aos pacientes, quando profissionais médicos. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a importância de atitudes de estudantes. Objetivo: Este estudo mensurou as atitudes de estudantes de um Curso de Graduação em Medicina e a mudança de escores atitudinais para avaliar o impacto curricular sobre estes. Método: Descrição da construção da escala para medir atitudes de estudantes frente a cinco aspectos: social, ambiência, crença, conhecimento e ética. Os sujeitos foram 202 estudantes, da primeira a oitava fase, sendo 52,85 % mulheres e 47,15% homens. Estudo de coorte, descritivo, e quantitativo, por meio de um questionário e uma escala de atitudes (escala de Likert) com 102 proposições agrupadas em cinco fatores. A escala foi aplicada em dois momentos. Resultados: confirmou-se a confiabilidade da escala pelo coeficiente a de Cronbach (0,87). Não houve diferenças consistentes entre as oito fases analisadas; observaram-se atitudes predominantemente positivas frente a aspectos sociais, ambiência e conhecimento e expressão de conflito frente a crença e ética. Não houve mudanças atitudinais consistentes entre o início e final do semestre letivo pesquisado. As mulheres apresentaram escores atitudinais mais elevados que os homens. Conclusão: Ocorreu um declínio dos escores atitudinais. As razões para esta diminuição não são claras. A ausência de atitudes claramente positivas frente alguns aspectos avaliados sugere a necessidade de intervenção educacional específica. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciencias medicas pt_BR
dc.subject.classification Estudantes de medicina pt_BR
dc.subject.classification Atitudes pt_BR
dc.subject.classification Medicina - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Indireta) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Psicometria pt_BR
dc.title Investigação das atitudes de estudantes de graduação em medicina considerando as diretrizes curriculares nacionais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Carlos Alberto Justo da pt_BR


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