dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pires, Maria Marlene de Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Miranda, Silvana Maria de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T19:11:58Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T19:11:58Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225989 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89298 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudos têm mostrado que as atitudes influenciam o comportamento e o desenvolvimento de atitudes próprias dos estudantes de medicina, podendo impactar a qualidade do cuidado médico dado aos pacientes, quando profissionais médicos. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a importância de atitudes de estudantes. Objetivo: Este estudo mensurou as atitudes de estudantes de um Curso de Graduação em Medicina e a mudança de escores atitudinais para avaliar o impacto curricular sobre estes. Método: Descrição da construção da escala para medir atitudes de estudantes frente a cinco aspectos: social, ambiência, crença, conhecimento e ética. Os sujeitos foram 202 estudantes, da primeira a oitava fase, sendo 52,85 % mulheres e 47,15% homens. Estudo de coorte, descritivo, e quantitativo, por meio de um questionário e uma escala de atitudes (escala de Likert) com 102 proposições agrupadas em cinco fatores. A escala foi aplicada em dois momentos. Resultados: confirmou-se a confiabilidade da escala pelo coeficiente a de Cronbach (0,87). Não houve diferenças consistentes entre as oito fases analisadas; observaram-se atitudes predominantemente positivas frente a aspectos sociais, ambiência e conhecimento e expressão de conflito frente a crença e ética. Não houve mudanças atitudinais consistentes entre o início e final do semestre letivo pesquisado. As mulheres apresentaram escores atitudinais mais elevados que os homens. Conclusão: Ocorreu um declínio dos escores atitudinais. As razões para esta diminuição não são claras. A ausência de atitudes claramente positivas frente alguns aspectos avaliados sugere a necessidade de intervenção educacional específica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciencias medicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudantes de medicina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Atitudes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Medicina - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Indireta) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicometria |
pt_BR |
dc.title |
Investigação das atitudes de estudantes de graduação em medicina considerando as diretrizes curriculares nacionais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Carlos Alberto Justo da |
pt_BR |