Construção social de mercado orgânico: o caso da Cooperativa Ecoserra na serra catarinense

DSpace Repository

A- A A+

Construção social de mercado orgânico: o caso da Cooperativa Ecoserra na serra catarinense

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lovato, Paulo Emilio pt_BR
dc.contributor.author Santos, Hétel Leepkaln dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T17:31:54Z
dc.date.available 2012-10-22T17:31:54Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 239025 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89165
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas. pt_BR
dc.description.abstract Do ponto de vista da normatização, sob a denominação de agricultura orgânica encontra-se uma diversidade de movimentos com raízes e concepções filosóficas, ideológicas e organizacionais distintas. Em alguns momentos, essas visões refletem perspectivas e estratégias de ação diferenciadas. Essa dissertação tem como ponto de partida, a abordagem de algumas questões relacionadas à construção do mercado de produtos orgânicos e o entendimento que os atores envolvidos têm sobre o mercado. Para isso, buscou-se suporte teórico na Nova Sociologia Econômica para melhor compreender esse tema, em que os atores econômicos concretos possuem uma determinada idade, uma determinada inserção, pertencem a um gênero, onde todos os fenômenos econômicos são sociais por natureza e se encontram enraizados no conjunto ou em parte da estrutura social. A pesquisa foi realizada, junto à Cooperativa Ecológica de Agricultores, Artesãos e Consumidores da Região Serrana - ECOSERRA, com sede em Lages/SC que surgiu a partir das feiras e atualmente encontra-se investindo quase todos os seus esforços no mercado de lojas especializadas e atacadistas de São Paulo. Essa priorização de alguns canais de comercialização vem gerando mudanças e conflitos no interior da organização, nos grupos, associações e junto à ONG que presta assessoria na região. Esse trabalho teve como objetivo conhecer como está sendo construído o mercado de produtos orgânicos na região de atuação da Ecoserra, os conflitos que existem entre - agricultores, assessoria técnica e direção da cooperativa - as impressões e os impactos destes na cooperativa e na região. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de informante chave através de entrevista semi-aberta, realizada através de um questionário semi-estruturado com 20 associados segundo roteiro pré-elaborado. A pesquisa de campo mostrou que o entendimento de mercado é muito complexo tanto para os agricultores como para técnicos, e que em muitos pontos não há consenso entre os atores, gerando conflitos internos em decorrência sem que o grupo, na maioria das vezes, consiga encontrar solução e se manter firme dentro de uma posição. Que de um lado, o grupo dos assessores e dos consumidores tem uma visão que prioriza o mercado local e regional das feiras e de outro, a direção e os técnicos priorizam o mercado das lojas e atacadista de São Paulo. E que o grupo dos agricultores possui uma visão mais equilibrada. Para esse grupo, a Ecoserra pode trabalhar com todos os canais, porque há agricultores para todos eles. Também mostrou que o debate está aberto e as reflexões sobre mercado dos grupos ligados à Rede Ecovida de Agroecologia, buscam agregar elementos éticos e culturais nessa construção. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Agroecossistemas pt_BR
dc.subject.classification Agricultura orgânica pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Produtos orgânicos pt_BR
dc.subject.classification Cooperativas agricolas pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title Construção social de mercado orgânico: o caso da Cooperativa Ecoserra na serra catarinense pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Schmidt, Wilson pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
239025.pdf 399.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar