Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Rosimeri de Fatima Carvalho da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Marcio Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T16:58:34Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T16:58:34Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225195 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89123 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o processo de empresarização do futebol e a estrutura organizacional do Sport Club Internacional e Figueirense Futebol Clube, ambos participantes do Campeonato Brasileiro de 2005. Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de multi-caso, tendo como unidade de análise o clube de futebol. Os entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados foram coletados de duas formas: coleta de dados secundários e coleta de dados primários (entrevista semi-estruturada). Ficou evidente, nessa análise, as diferenças tanto do grau de empresarização como do processo de estruturação de ambas organizações. Ou seja, o Internacional, além de apresentar fortes traços empresariais, possui também uma configuração estrutural mais rígida e elaborada quando comparado ao Figueirense. Embora os maiores impactos tenham sido identificados no Figueirense, de modo geral, identificou-se uma estreita relação do processo de empresarização com a estruturação das organizações pesquisadas, sobretudo, nos mecanismos de coordenação (profissionalização). Pois, ao adotar uma postura eminentemente empresarial, eleva-se a preocupação em obter recursos financeiros, e, desse modo, é clara nesses clubes a necessidade de, para continuarem explorando o futebol como um negócio, contarem com profissionais de diversas áreas, com vistas a inspirar profissionalismo e credibilidade nas relações comerciais. Essa condição, conseqüentemente, desencadeia modificações nos outros elementos estruturais pesquisados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estrutura organizacional |
pt_BR |
dc.title |
Os mercadores de emoção: um estudo sobre a empresarização de clubes de futebol no Brasil e sua configuração estrutural |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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