Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico

Show full item record

Title: Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
Author: Fiebig, Evelyn Quadros
Abstract: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de avaliar um curso de Administração, no âmbito das Instituições de Ensino Superior Privado e apresentou uma proposta de metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis, focalizando o consumidor no papel de acadêmico. Para tanto, apresentou-se o referencial teórico compreendendo o sistema nacional de avaliação da educação superior, um panorama geral sobre o ensino de Administração no âmbito das Instituições de Ensino Superior na Grande Florianópolis, as abordagens de Marketing no início do terceiro milênio e no ensino superior, bem como as estratégias de marketing para Instituições de Ensino Superior e o campo de estudo do comportamento do consumidor. A pesquisa foi de caráter predominantemente quantitativo, porém com nuances qualitativas em que se procurou investigar os fatores de influência essenciais na avaliação de uma instituição de ensino superior; posteriormente analisou-se o grau de importância dada a cada um desses fatores e a satisfação em relação aos atributos na Faculdade foco desse estudo. Além disso, pesquisou-se hábitos de mídia dos alunos e descreveu-se o perfil dos alunos investigados, por variáveis de segmentação demográfica selecionadas. O estudo demonstrou que os atributos que mais influenciam a escolha por uma instituição de ensino são: a localização, o corpo docente e os valores das mensalidades, entre outros. The purpose of this work is to evaluate the Administration Academic Course in the scope of private higher education. It presents a methodological approach focused on the academic as a consumer and it is as based on a case study in the city of Florianopolis, Brazil. We present a theorical reference from the national system of education, a broad scope of Administration in high education schools around great Florianopolis, Marketing discussions around the Third Milennium, as well as the analysis of Marketing strategies for higher education and consumer behavior. This research is mostly quantitative with a few qualitative nuances, when we thrived to approach the various factors influencing the evaluation of a higher education institution and the degrees of relevance of each of these factors. Furthermore, we attempt to analyze media habits of its students, describing its demographic segmentation. The research demonstrates that the primary attributes in choosing an educational institution are? Place, faculty and tuition, among others.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89112
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
228776.pdf 763.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar