Desenvolvimento da atividade comercial varejista: o caso de Londrina - PR

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento da atividade comercial varejista: o caso de Londrina - PR

Show full item record

Title: Desenvolvimento da atividade comercial varejista: o caso de Londrina - PR
Author: Blum, Luciane
Abstract: O norte do Estado do Paraná não foi ocupado de forma homogênea devido a diferentes processos de ocupação e povoamento, que ocorreram em diferentes momentos históricos. Este fato originou a divisão da região no chamado Norte Velho ou Pioneiro, Norte Novo e Norte Novíssimo. Este estudo aborda inicialmente a ocupação e o desenvolvimento do chamado Norte Novo, mais precisamente, o processo de ocupação e desenvolvimento do município de Londrina - PR. Temos como objetivo analisar o desenvolvimento da atividade comercial varejista na cidade de Londrina - PR no período que compreende a sua fundação até os dias atuais, pouco mais de 70 anos de história. Salientamos que ao pesquisar sobre a atividade comercial nos restringimos aos segmentos de supermercados, lojas de departamento e lojas de móveis e eletrodomésticos por se tratar de vasta e segmentada atividade. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a categoria de Formação Sócio Espacial, elaborada inicialmente por Marx e Engels e reelaborada por Milton Santos, além das teorias dos ciclos econômicos e a "dualidade brasileira" desenvolvidos por Ignácio Rangel. O estudo sobre a atividade comercial varejista em Londrina-PR necessita da compreensão histórica, econômica, social e geográfica, de sua gênese e todo o processo de transformação sofrido pela região. Já as teorias dos ciclos econômicos de Kondratieff e de Juglar permitem que compreendamos as oscilações do sistema capitalista, com períodos de crescimento e retração e sua repercussão na atividade comercial. Para tanto, realizamos pesquisas em publicações referentes a temática abordada tanto a nível de Brasil, como em órgãos públicos municipais, em associações de classe e periódicos. Inicialmente o comércio local estava baseado nas casas de secos e molhados onde se encontrava de alimentos a ferramentas. Com o crescimento e o desenvolvimento do município, da atividade comercial no país e no mundo, novos formatos de estabelecimentos passaram a atuar na cidade, como as lojas de departamentos e, posteriormente, os supermercados e hipermercados. O comércio passou a espacializar-se de modo diferenciado, agora não mais concentrado no centro, mas nas grandes vias de tráfego e nos modernos shopping centers. As lojas de móveis e eletrodomésticos tendem a se agrupar, tanto na região central (Calçadão ou Rua Benjamin Constant), no Shopping Catuaí (agora com a seção Catuaí Casa) ou no subcentro zona norte, mais precisamente na Avenida Saul Elkind.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Geografia
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89037
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
246937.pdf 8.129Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar