Canal de distribuição para elevar o nível de serviço logístico: o caso de uma indústria cerâmica

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Title: Canal de distribuição para elevar o nível de serviço logístico: o caso de uma indústria cerâmica
Author: Rocha, Dimas Ailton
Abstract: A diferenciação tem sido meta constante das empresas produtoras, sejam elas de produtos ou serviços. Nesse ambiente, a agregação de valor é dificultada pela concorrência, que tem sido mais ágil em copiar as ações antes tidas como inéditas. O repasse puro e simples de custos absorvidos durante os processos de mudanças em produtos não é aceito com facilidade pelo mercado. Há necessidade de desenvolver alternativas que na visão do cliente sejam diferenciais de fato. A distribuição física de produtos, como área da logística empresarial assume parte deste papel de agregação de valor, através dos serviços de entrega. O diferencial, neste caso, está em diminuir o tempo decorrido entre o pedido e a sua efetiva entrega ao cliente, utilizando-se de todos os demais elementos logísticos ligados à área, como: canais de distribuição, modais de transportes, parceiros, dentre outros. O foco deste estudo está na análise de um novo sistema de distribuição física. O objeto de análise foi o estudo de caso de um sistema de entrega de uma empresa de revestimentos cerâmicos de Santa Catarina. Para a análise foram utilizados indicadores de desempenho logístico colhidos através de uma pesquisa junto aos clientes e aos dirigentes da referida empresa. Os resultados apresentados demonstraram que houve elevação nos índices de serviço ao cliente e nos níveis de desempenho esperados pela organização, na avaliação dos indicadores de desempenho identificados através da pesquisa com estes dois públicos. Differentiation has been a constant goal for producing companies, either for products or services suppliers. In such environment, the value aggregation by differentiation is made it difficult by the competition action. It is because the barriers for copy are usually easy for imitation. The absolute practice of costs aggregation during processes of product changing is not accepted for the market with easiness. At customer's perception there are demands for development of actual and distinguished alternatives. In a firm, the logistic activity of physical distribution of products assumes a role of value aggregation processes through delivery services processes. In such cases, the differential is achieved by diminishing the time between the order and its effective delivery to the customer by using correlated logistics elements such as: distribution channels, transports alternatives, partnership, and others. The focus of this study is the project and analysis of the use a new distribution channel. The aim of this study was the case of a system for delivery in a ceramic tiles manufacturer at Santa Catarina state in Brazil. For this analysis a set of logistics performance measurements had been gathered through a research to the customers and the managers of the related company. The outcomes from this research had demonstrated a rise in the indices of services to the customer and in the levels of performance perceived by the organization according to the performance identified through the research with those two public.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89026
Date: 2006


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