A indústria de confecção e as implicações sócio-espaciais recentes no município de Brusque

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A indústria de confecção e as implicações sócio-espaciais recentes no município de Brusque

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Title: A indústria de confecção e as implicações sócio-espaciais recentes no município de Brusque
Author: Corrêa, Marcela Krüger
Abstract: Este trabalho aborda a indústria de confecção, tendo como tema as empresas confeccionistas e as implicações sócio-espaciais recentes no município de Brusque. Este município está localizado no Vale do Itajaí Mirim, é conhecido como capital da pronta-entrega e recebe clientes de vários Estados do Brasil e de países do Mercosul. As micro e pequenas empresas de confecção criadas na década de 1980 e início dos anos de 1990, em pouco tempo se tornaram responsáveis pela nova dinâmica da cidade. Entretanto, com a crise econômica em 1994 o setor confeccionista em Brusque foi fortemente abalado. Grande parte das empresas fechou ou foi à falência, e aquelas que sobreviveram foram transferidas para outro endereço. Neste processo, o capital se concentrou nas mãos dos grandes capitais locais, ou seja, os proprietários dos centros comerciais, gerando uma relação hierárquica entre empresas e, modificando a qualidade de vida local. Este trabalho tem como objetivo central analisar a formação e o desenvolvimento da indústria de confecção e, as implicações sócio-espaciais recentes no município de Brusque. Como pressupostos teóricos foram utilizados autores como Milton Santos, David Harvey e Octavio Ianni, entre outros. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultados, pôde-se constatar que apesar de ser recente o desenvolvimento da indústria de confecção, esta atividade foi de grande relevância para o município de Brusque. O município passou por inúmeras transformações, como o surgimento de novas áreas comerciais em detrimento do abandono de outras; a infraestrutura da cidade foi modificada; novas vias foram construídas, promoveu-se o estilo enxaimel, visando atrair o turismo comercial para os novos lugares concentrados do consumo. As ações públicas, no entanto, beneficiam, geralmente, os detentores do grande capital local.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88992
Date: 2006


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