Artes, manhas e artimanhas do malandro na literatura dramática brasileira: astúcia, sedução & criminalidade em 0 noviço e Ópera do Malandro

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Artes, manhas e artimanhas do malandro na literatura dramática brasileira: astúcia, sedução & criminalidade em 0 noviço e Ópera do Malandro

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Title: Artes, manhas e artimanhas do malandro na literatura dramática brasileira: astúcia, sedução & criminalidade em 0 noviço e Ópera do Malandro
Author: Rateke Junior, Gilberto
Abstract: A dissertação trata da leitura das peças O noviço, de Martins Pena, e Ópera do malandro, de Chico Buarque, ambas representando pela comédia o tema da malandragem. O objetivo principal é apresentar dois tipos de malandro presentes nas peças e contextualizá-los a partir de leituras de outras peças com o mesmo tema e da mesma época de produção. O objetivo secundário, de um lado, é destacar os aspectos sócio-econômicos de um malandro, o caça-dotes, típico do século XIX, responsável pela apropriação indébita do patrimônio familiar; de outro lado, evidenciar os aspectos político-sociais de outro tipo de malandro, o contraventor, responsável pela lesão patrimonial e moral de um grupo social mais amplo, a sociedade brasileira do século XX. A metodologia desdobra-se em dois tipos de leitura, a estrutural e a temática, ambas complementadas por leituras analógicas de peças da mesma época e por elementos da fortuna crítica do corpus. Além da introdução, apresentadora de traços gerais da matéria, a divisão do trabalho é fracionada em duas leituras: a primeira sob o ângulo dos elementos estruturais do texto dramático; e a segunda enfocando as formas temáticas . a astúcia, a sedução e a criminalidade. À guisa de conclusão, rematam-se os resultados, acrescidos de reflexões sobre o tema. The dissertation deals with the reading of the parts O noviço, of Martins Pena, and Ópera do malandro, of Chico Buarque, both representing for the comedy the subject of the roguery. The main objective is to present two types of rogue gifts in the parts and put into context them for readings of other parts of the same subject and time of production. The secondary objective of a side detaches the partner-economic aspects of one rogue, hunting-endows it, typical of century XIX, responsible for the misappropriation of the familiar patrimony; of another one I bark of the Brazilian dramaturgy of century XX, the political-social aspects of another type of rogue, the offender, responsible for the patrimonial and moral injury of ampler a social group, the society. The methodology is unfolded in two types of reading, structural and the thematic. Both are complemented by analogical readings of parts of the same time and by elements of the critical richness of the corpus. Beyond the introduction, presenter of general traces of the to be treated substance, the division of the work is fractioned in two readings, the first one, under the angle of the structural elements of the dramatically text; e second focusing the thematic forms, the astuteness, the seduction and crime. To it stews of conclusion conclude the results, increased of reflections on the subject.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88940
Date: 2006


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