Avaliação do desenvolvimento de competências e habilidades: uma proposta de arquitetura de sistema de controle acadêmico para feedback de aprendizagem, em curso de graduação em administração

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação do desenvolvimento de competências e habilidades: uma proposta de arquitetura de sistema de controle acadêmico para feedback de aprendizagem, em curso de graduação em administração

Show full item record

Title: Avaliação do desenvolvimento de competências e habilidades: uma proposta de arquitetura de sistema de controle acadêmico para feedback de aprendizagem, em curso de graduação em administração
Author: Carvalho, Osni Camargo
Abstract: Este trabalho compreende uma investigação para a construção de uma arquitetura de Sistema de Controle Acadêmico (SCA) que possibilite monitorar o desenvolvimento de competências e habilidades, além de oferecer feedback da aprendizagem aos alunos e professores, de cursos de graduação em Administração, em IES do Brasil. Inicialmente, verificou-se que legislação recente estabeleceu a obrigatoriedade dos projetos pedagógicos contemplarem, além dos conteúdos, as competências e habilidades dos administradores. Constatou-se, por meio de pesquisa que, na região Sul do Brasil, as competências comportamentais estão sendo privilegiadas, em relação aos conhecimentos de administração. Contrapondo-se a esses requisitos, pesquisa realizada mostrou que as arquiteturas de Sistema de Controle Acadêmico (SCA), no geral, não contemplam o monitoramento e a avaliação da aprendizagem de competências e habilidades. Utilizou-se da Soft Systems Methodology (SSM) para envolver coordenadores, professores, alunos, de uma IES, e alguns empregadores desses alunos, na investigação das características e requisitos dessa arquitetura de SCA. A nova arquitetura de SCA possibilitou capturar observações sobre a aprendizagem de competências e habilidades, em diferentes ambientes. Com essas informações armazenadas no SCA, pode-se oferecer feedback aos alunos sobre o resultado de seus esforços de aprendizagem e aos professores sobre a eficácia de suas práticas pedagógicas.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88893
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar