Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica

DSpace Repository

A- A A+

Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica

Show full item record

Title: Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
Author: Braz, Melissa Medeiros
Abstract: A Física sempre exerceu uma profunda influência sobre quase todos os aspectos da sociedade humana. Ao longo da história, o homem tem retirado da Física corrente da época a sua concepção a respeito de si mesmo e do seu lugar no Universo. Até boa parte do século XX, a física newtoniana permaneceu como um sólido alicerce do pensamento científico, quando foi contestada pela Física quântica. Esta considera o mundo em função da inter-relação e interdependência de todos os fenômenos. Nessa estrutura, chama-se de sistema a um todo integrado cujas propriedades não podem ser reduzidas às de suas partes. O paradigma cartesiano ou clássico dominou nossa cultura durante centenas de anos, ao longo dos quais modelou a sociedade ocidental. Na medicina e na saúde em geral, ainda predomina até os dias de hoje. A influência do paradigma cartesiano sobre o modelo médico resultou no chamado modelo biomédico, que constitui o alicerce conceitual da medicina científica moderna. Embora o modelo biomédico ainda predomine na formação e nas práticas dos profissionais da saúde, percebe-se que este se encontra em crise: devido a sua visão reducionista, apresenta respostas inconclusivas e insatisfatórias aos problemas de saúde da população. Um modelo de saúde embasado nos conceitos da Física quântica poderia apontar para uma nova perspectiva, que permitiria lidar com o ser humano de forma integral, como parte de um contexto que o constrói e é por ele construído. Desta forma, este estudo tem como objetivo propor um modelo de educação integral em Fisioterapia baseado no paradigma quântico. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo fenomenológico na Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Tubarão, sendo realizadas discussões de grupo e aplicação de questionário com três alunos formandos e três professores fisioterapeutas, além da análise do currículo do curso. Para a interpretação dos dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo. As entrevistas apontaram para um modelo de formação predominantemente newtoniano. O modelo de educação sugerido foi embasado na física quântica com o objetivo principal de promover uma educação integral do aluno, se dirigindo à sua totalidade e complexidade, levando ao desenvolvimento de suas dimensões psíquica, espiritual, ética, cultural e social. O currículo é orientado por competências profissionais humanísticas, centrado no estudante, baseado na comunidade como local privilegiado no cuidado à saúde e desenvolvido por meio de metodologias ativas de aprendizagem. As atividades são organizadas em módulos, onde as competências e habilidades são desenvolvidas através dos objetivos de aprendizagem vão sendo oferecidas aos alunos de forma lógica e integral.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88872
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
224129.pdf 1010.Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar