Abstract:
|
Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas na busca constante de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é necessário haver interação entre as teorias da aprendizagem, as práticas de ensino dos professores e as formas de aprendizagem dos alunos. Uma das estratégias didáticas empregadas por professores é a Pedagogia de Projetos, que é "uma proposta lógica de trabalho, sistematizada de acordo com o modelo científico, que permite realizar investigação sobre determinado tema ou assunto" (MARTINS, 2003, p.66). A originalidade deste trabalho reside na utilização da Pedagogia de Projetos aplicando-se conjuntamente o conceito de Objetos de Aprendizagem. Os Objetos de Aprendizagem são "entidades digitais utilizadas para divulgar informação através da Internet, as quais são independentes umas das outras", isto é, uma padronização da distribuição de conteúdo digital (BETTIO, 2003, p.19). Considerando o problema desta pesquisa a dissociação existente, no Ensino Superior, entre teoria e prática, remete-se à seguinte questão: como utilizar os Objetos de Aprendizagem para subsidiar a construção do conhecimento por meio da Pedagogia de Projetos? Nesse contexto, esta tese tem como objetivo geral desenvolver um Método Didático para o Ensino de Engenharia, utilizando a concepção pedagógica de Pedagogia de Projetos em conjunto com o conceito emergente de Objetos de Aprendizagem. Many researches have been developed in the constant search of perfectioning of the teach-learning process. In this direction, it is necessary to have interaction enters the theories of the learning, practical of education of the professors and the forms of learning of the pupils. One of the didactic strategies used by professors is the Home Projects, which is "a work proposal logical, systemize in accordance with the scientific model, which allows carrying through inquiry on definitive subject or subject" (MARTINS, 2003, p.66). The unknown of this work jointly inhabits in the use of the Home Projects applying itself the concept of Learning Objects. The Learning Objects are "digital entities used to divulge information through the Internet, which are independent ones of the others", that is, a standardization of the distribution of digital content (BETTIO, 2003, p.19). Considering the problem of this research the existing separation, in Superior Education, between practical theory and, the following question is sent to it: how to use Learning Objects to subsidize the construction of the knowledge by means of the Home Projects? In this context, this thesis has as objective generality to develop a Didactic Method for Engineering Education, using the pedagogical conception of Home Projects in set with the emergent concept of Learning Objects. |