O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes

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O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Soares, Dulce Helena Penna pt_BR
dc.contributor.author D'Avila, Geruza Tavares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:41:25Z
dc.date.available 2012-10-22T13:41:25Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 236138 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88784
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso, em 2005, no Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Santa Catarina. Considerando a abordagem qualitativa, a entrevista semi-estruturada foi o instrumento para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do Cursinho, sendo quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, tratados com base na técnica de análise de conteúdo, permitiram identificar três grandes temas: o ensino superior; o projeto; e as repercussões do Cursinho para a vida dos sujeitos. Desses temas, emergiram sete categorias de análise, a saber: (a) as razões para o ingresso no ensino superior e (b) o acesso a esse ensino; (c) o futuro; (d) o projeto profissional; (e) a visão dos alunos; (f) a importância de terem sido "escolhidos"; e (g) as contribuições para a sua vida e seu futuro. Optar pelo ingresso no ensino superior é uma forma de incluir-se no mercado de trabalho, mediante a profissionalização, numa tentativa de ascensão no tecido social. Essa tentativa é decorrente do medo de permanecer à margem de algumas áreas da sociedade. O caminho de acesso à universidade brasileira, sobretudo nas instituições federais, está atrelado ao exame vestibular e é considerado longo e árduo. Projetar o futuro profissional significa entrar em contato, inicialmente, com um "grande vazio", com a dúvida e a incerteza, mas significa também se relacionar com o passado e com o momento presente, situação em que predomina o pensamento otimista com relação ao futuro. O projeto de vida e o profissional, indissociáveis, direcionam-se para as escolhas de vida dos sujeitos, no entanto as condições sociais interferem fortemente em sua elaboração. A visão dos estudantes sobre o Cursinho é a melhor possível, sendo citados como aspectos diferenciais de outros pré-vestibulares a gratuidade e a localização. O Cursinho configurou-se como mais que uma oportunidade de acesso e preparação para o ingresso na universidade, sendo considerado o alunado como "vestibulando" desde o momento da entrada no referido curso. A inserção nesse pré-vestibular repercutiu positivamente e de forma imediata na vida dos participantes, transformando alguns de seus valores e visões de mundo, bem como resgatando e atualizando projetos que, anteriormente, estavam "esquecidos". Em síntese, o projeto profissional de ingressar no ensino universitário torna-se fundamental para atingir o projeto de vida de "ser alguém", sendo o Cursinho uma ferramenta para o aumento da inclusão social. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Exame vestibular pt_BR
dc.subject.classification Orientação profissional pt_BR
dc.title O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Krawulski, Edite pt_BR


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