Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) pt_BR
dc.contributor.author Silva, Mary Aparecida Ferreira da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T11:55:47Z
dc.date.available 2012-10-22T11:55:47Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 238673 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88644
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros, centrando a atenção na relação entre corretores de seguros e clientes com base na análise de uma pesquisa realizada para este fim. Esta pesquisa buscou, entre os consumidores de seguros para veículos automotores, os aspectos mais importantes relacionados ao momento da venda, do pós-venda e aspectos gerais do profissional corretor de seguros. O trabalho foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a dissertação dentro de conceitos de qualidade, serviços, atendimento ao cliente e a função do corretor de seguros para veículos automotores. Com o intuito de verificar o grau de importância atribuído aos aspectos relacionados ao atendimento no serviço de seguros, foi realizada a pesquisa qualitativa com consumidores desta modalidade de seguro em duas etapas, a primeira por meio de observação de grupos de consumidores e grupos de foco, a segunda, utilizando-se de questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi respondido pelos consumidores com perfil pré-estipulado. Para ter condições de avaliar o padrão esperado (opinião dos consumidores) e o padrão real (opinião dos corretores), este mesmo questionário, com poucas alterações, foi respondido também pelos corretores. Desta forma, com a análise dos resultados, foi possível estruturar um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros, o qual apresenta um conjunto de ações que estão focadas em aproximar o padrão real do padrão esperado. Este modelo estabelece a postura que o corretor de seguros para veículos automotores deve adotar no momento da venda, do pós-venda e características gerais do profissional, cujo objetivo é a melhoria na qualidade do atendimento ao consumidor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Seguros pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Qualidade dos serviços pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.title Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
238673.pdf 529.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar