Estratégias para facilitar o compartilhamento de conhecimentos em uma organização de pesquisa e desenvolvimento
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Neri dos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leitão, Jacqueline Silveira de Sá |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T10:14:06Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T10:14:06Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229437 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88533 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nas pesquisas encontradas na área de gestão do conhecimento, pôde-se verificar que a etapa de compartilhamento do conhecimento é complexa e de difícil administração. Fatores tecnológicos, culturais e sistêmicos são apontados como envolvidos nesse processo. No que se refere às organizações de pesquisa e desenvolvimento, caracterizadas por intensa geração de conhecimento, esse fenômeno é crítico, uma vez que as oportunidades de compartilhamento oferecem grande potencial de criação, principalmente pela premissa de que todo processo cognitivo é influenciado pelas relações e interações que envolvem pessoas, artefatos e demais elementos encontrados no contexto. Considerando-se que o compartilhamento de conhecimentos, principalmente tácitos, é uma decisão dos atores envolvidos no processo, adotou-se o modelo de Endsley (1995) sobre consciência da situação como base para o estudo. Tendo essas reflexões como pano de fundo, este trabalho objetiva a identificação de estratégias que facilitem o compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores de organizações de P&D. Foi utilizada pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas. Foram identificadas quatro categorias e respectivas sub-categorias que se referem aos fatores que intervêm no compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores, das quais foram levantadas as estratégias para facilitar o compartilhamento. A categoria extra-organizacional envolve segurança da informação e cultura de pesquisa no Brasil. A categoria organizacional engloba estrutura organizacional e recurso para pesquisa, gestão da pesquisa, sistemas de avaliação e recompensa, gestão da informação e gestão de pessoas. A categoria local (unidade) inclui gestão e oportunidade de conversação. A categoria individual engloba preparação do pesquisador para o compartilhamento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
209 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa e desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias para facilitar o compartilhamento de conhecimentos em uma organização de pesquisa e desenvolvimento |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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