Desenvolvimento de um modelo para análise de estrutura veicular
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Edison da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Meneghini, Celso Ricardi |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T08:12:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T08:12:38Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225568 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88370 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização da otimização e das ferramentas de CAE nos projetos tem como objetivo a redução de custos, mas mantendo as características funcionais do produto projetado. Muitas vezes os equipamentos otimizados são mais sensíveis a vibrações que ocorrem, por exemplo, durante o transporte do equipamento, seja por meio terrestre, marítimo ou aéreo. O presente trabalho apresenta uma proposta para determinação da resposta de um chassi veicular, a uma excitação randômica que representa a elevação vertical das rodas provocada pelo deslocamento do veículo sobre uma rodovia de perfil conhecido. Para tal, o modelo matemático de um veículo de quatro rodas, composto por chassi e suspensão, será determinado e sua solução obtida pelo método da superposição modal. A solução passa pela definição do perfil da pista e determinação das matrizes características da estrutura para obtenção da função de transferência, que compreende a determinação das propriedades dinâmicas da estrutura. Com esta formulação definida, as respostas obtidas são comparadas com as respostas de um modelo experimental. As equações obtidas consideram o chassi veicular como um corpo flexível, e são comparadas com um modelo de veículo com chassi rígido, para comparação com as freqüências naturais de corpo rígido, e para demonstrar o quanto a simplificação de corpo não-flexível interfere na resposta de estruturas reais (flexíveis). Para tal, é utilizado o método das massas múltiplas, ou Multibody Model. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 92 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise modal |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Veiculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um modelo para análise de estrutura veicular |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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