Desenvolvimento de um modelo para análise de estrutura veicular

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um modelo para análise de estrutura veicular

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Edison da pt_BR
dc.contributor.author Meneghini, Celso Ricardi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T08:12:38Z
dc.date.available 2012-10-22T08:12:38Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 225568 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88370
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.description.abstract A utilização da otimização e das ferramentas de CAE nos projetos tem como objetivo a redução de custos, mas mantendo as características funcionais do produto projetado. Muitas vezes os equipamentos otimizados são mais sensíveis a vibrações que ocorrem, por exemplo, durante o transporte do equipamento, seja por meio terrestre, marítimo ou aéreo. O presente trabalho apresenta uma proposta para determinação da resposta de um chassi veicular, a uma excitação randômica que representa a elevação vertical das rodas provocada pelo deslocamento do veículo sobre uma rodovia de perfil conhecido. Para tal, o modelo matemático de um veículo de quatro rodas, composto por chassi e suspensão, será determinado e sua solução obtida pelo método da superposição modal. A solução passa pela definição do perfil da pista e determinação das matrizes características da estrutura para obtenção da função de transferência, que compreende a determinação das propriedades dinâmicas da estrutura. Com esta formulação definida, as respostas obtidas são comparadas com as respostas de um modelo experimental. As equações obtidas consideram o chassi veicular como um corpo flexível, e são comparadas com um modelo de veículo com chassi rígido, para comparação com as freqüências naturais de corpo rígido, e para demonstrar o quanto a simplificação de corpo não-flexível interfere na resposta de estruturas reais (flexíveis). Para tal, é utilizado o método das massas múltiplas, ou Multibody Model. pt_BR
dc.format.extent xv, 92 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Analise modal pt_BR
dc.subject.classification Projeto auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Veiculos pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um modelo para análise de estrutura veicular pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225568.pdf 8.837Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar