O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do consumo na contemporaneidade
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Eduardo Alexandre Amaral dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T07:48:20Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T07:48:20Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225562 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88332 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de pesquisa, com base em referências teóricas, investiga e identifica os mecanismos pelos quais o consumismo, amplamente amparado pelos meios de comunicação de massa, tornou-se um complexo significante do modo de vida na sociedade contemporânea. Para chegar a tais resultados foram mapeadas as raízes da cultura de consumo, bem como momentos de maior recrudescência, chegando a sua consagração corroborados pelo pós modernismo, a globalização, a crescente financeirização da sociedade e o domínio da ideologia de mercado, chegando por fim nos movimentos de contestação ao consumismo exercido pelas Ongs, ecologistas, centros de mídia independentes e grupos de ativistas, políticos ou não, que procuram de alguma maneira alternativas ao consumo compulsório e alienante buscando a prática do consumo sustentável e solidário. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 106 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociedade de consumo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Consumo (Economia) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Globalização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pos-modernismo |
pt_BR |
dc.title |
O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do consumo na contemporaneidade |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar