Modelo de plano de marketing para atração e fortalecimento de organizações do mesmo segmento: uma aplicação nas indústrias de confecções de Camboriú

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de plano de marketing para atração e fortalecimento de organizações do mesmo segmento: uma aplicação nas indústrias de confecções de Camboriú

Show full item record

Title: Modelo de plano de marketing para atração e fortalecimento de organizações do mesmo segmento: uma aplicação nas indústrias de confecções de Camboriú
Author: Silva, Elisângela da
Abstract: As pequenas localidades que apresentam recursos escassos passam a ter dificuldades de sobrevivência no mundo globalizado. A indústria de confecção é de grande importância para a economia e a sociedade brasileira, pois é uma importante geradora de empregos do país. No Estado de Santa Catarina, o Vale do Itajaí se destaca como pólo têxtil, cuja evolução viabilizou, em grande parte, o desenvolvimento da região. No entanto, o município de Camboriú, apesar de estar localizado nessa região, possui um potencial pouco explorado no setor das indústrias de confecções. Dentro desta perspectiva, surge a necessidade de divulgação das oportunidades, com o intuito de atrair novos empreendedores e oferecer melhor subsídio aos existentes gerando empregos e desenvolvimento local. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal o desenvolvimento de um modelo de plano de marketing para atração e fortalecimento de organizações de um mesmo segmento. Por meio de análise dos modelos de planos de marketing abordados, elaborou-se um modelo de plano de marketing voltado para localidades. O segmento definido como vocação econômica na localidade estudada foi das indústrias de confecções. Desta forma, realizou-se uma pesquisa nas indústrias de confecções instaladas no município. O modelo foi aplicado no município de Camboriú, o que possibilitou verificar que sua utilização é viável e apresenta bons resultados. The small localities which present insufficient resources are likely to have difficulties to survive in the globalized world. The clothing industry is of great importance to the Brazilian economy and society, for it's a considerable generator of employment in the country. In the State of Santa Catarina, the Itajai Vale outstands as a textile pole which with it's evolution made the development of the region possible. However, despite being located in this region with great potential, the city of Camboriu hasn't explored it's clothing industry sector. In this perspective emerges the need for spreading the opportunities in order to attract new entrepreneurs, to offer better subsidies to already existing ones and help to create employment and local development. In this sense, the present study aims to unfold a model of marketing plan to attract and strengthen organizations of a same segment. Through careful analysis of the models approached, a model of marketing plan has been created to be applied in local communities or localities. The segment defined as the economical tendency in the studied locality was of the clothing industries. The model has been applied in the city of Camboriu, which made possible to verify that it's application is practicable and brings positive results.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88286
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
228114.pdf 905.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar