Inteligência competitiva e cooperativismo de crédito
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Casarotto Filho, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Margarete das Graças Spada de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T06:02:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T06:02:41Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224503 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88149 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A inteligência competitiva como forma de agregar competitividade na cooperativa de crédito visa suprir a necessidade interna dos gestores e colaboradores, que são o alicerce para o bom andamento dos negócios e gerenciamento das transações e também das necessidades do público externo. Partindo desse pressuposto, a pesquisa objetivou: 1)- avaliar os vários tipos de sistemas de informação e mostrar como uma cooperativa de crédito pode ter um diferencial no desenvolvimento de uma região, e 2)- subsidiar estratégias empresarias frente a um novo desafio de livre admissão de associados. Para tanto foi utilizado um caso de uma central de cooperativas de crédito que, pela necessidade de novos negócios, demanda muitos ajustes no sistema de tecnologia, especialização dos colaboradores e a padronização das transações do sistema, a área de tecnologia, sediada em Porto Alegre, demandou a mudança do sistema para uma estrutura de atualização em tempo real para cada cooperativa e futuramente para todo o sistema. Os dados avaliados foram analisados por meio da mudança do sistema de informação ocorridos a partir de 2002 na Cooperativa de Crédito Rural de Maringá - SICREDI Maringá, sendo esta uma das 27 cooperativas do estado do Paraná que compõe o Sistema SICREDI. A pesquisa permite concluir que, a partir do desenvolvimento de uma plataforma única para a cooperativa, os negócios são melhores encaminhados e trabalhados pelos gestores, os colaboradores são mais especializados, gerando com isso uma maior satisfação entre os associados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
126 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Concorrencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cooperativas agricolas |
pt_BR |
dc.title |
Inteligência competitiva e cooperativismo de crédito |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar