Desenvolvimento de comportamentos profissionais de avaliação em psicologia na formação de psicólogos

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de comportamentos profissionais de avaliação em psicologia na formação de psicólogos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Botome, Silvio Paulo pt_BR
dc.contributor.author Silva, André Luiz Picolli da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T05:09:51Z
dc.date.available 2012-10-22T05:09:51Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 202472 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88053
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract O grau de eficácia na atuação de um profissional está diretamente relacionado ao grau de precisão de sua formação. No que tange ao profissional de Psicologia, existe uma parte de sua formação que parece ser realizada de modo insuficiente: a formação em relação a avaliação de fenômenos psicológicos. Os profissionais da área de Psicologia estão pouco preparados para realizarem essa prática com alto grau de precisão, o que acaba interferindo negativamente na atuação dos psicólogos. Por essa razão é importante delimitar com maior grau de precisão possível, os comportamentos que precisam ser desenvolvidos na graduação em Psicologia, para que o psicólogo esteja apto a realizar a avaliação de fenômenos psicológicos. Para realizar essa delimitação, foi considerada a noção de comportamento como sendo as relações entre um sujeito, suas ações e o ambiente. A partir dessa noção, foi examinada a formação do psicólogo em três diferentes universidades do país, nas quais, foram realizados exames nos nomes e nos objetivos de ensino das disciplinas relacionadas a avaliação de fenômenos psicológicos. Os resultados dos exames indicaram que a formação em relação a essa prática profissional é realizada com baixo grau de precisão. Entretanto, mesmo com essa constatação, os exames realizados proporcionaram condições para propor uma alternativa à formação realizada. Assim, foi possível concluir o estudo, com a delimitação de um conjunto de comportamentos considerados necessários para que o profissional esteja preparado para realizar, com um suficiente grau de aptidão, a prática de avaliação de fenômenos psicológicos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Psicologos pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Desenvolvimento de comportamentos profissionais de avaliação em psicologia na formação de psicólogos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
202472.pdf 696.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar