Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para o desenho técnico

DSpace Repository

A- A A+

Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para o desenho técnico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Milton Luiz Horn pt_BR
dc.contributor.author Scheidt, José Arno pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T04:02:21Z
dc.date.available 2012-10-22T04:02:21Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 223447 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87949
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem, como finalidade, apresentar uma proposta de um ambiente virtual de ensino aprendizagem para o desenho técnico. O objetivo deste espaço educacional é propor uma alternativa de comunicação entre professor e os alunos dos cursos de graduação em engenharia, utilizando a Internet como ferramenta de suporte e meio difusor, a fim de estimular e facilitar o desenvolvimento das atividades de ensino. Levando em consideração a relevante questão do uso da tecnologia computacional nas escolas, com efeito, este instrumento científico está cada vez mais presente no cotidiano da população, bem como nas instituições de ensino em particular, impondo um processo educacional baseado em mídias pouco conhecidas. Por outro lado, as expectativas dos educadores estão voltadas para que o sistema de educação vigente tenha, com o impacto do computador, contribuir para apresentar soluções na qualidade de ensino. A informática na educação é hoje uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional e uma reflexão sobre os significados do termo "tecnologia" é um bom começo para uma perspectiva ampla sobre as possibilidades e limites das novas tecnologias da informação no cotidiano da educação. This work has the aim of presenting a proposal of a virtual teaching-learning environment for technical drawing. The goal of this environment is to propose an alternative communication between teacher and engineering graduation students, by using Internet as support tool and broadcast media, in order to stimulate and facilitate the teaching activities. Taken into account the important question of the use of computer technology in schools, considering that this instrument is present in everyday life of the population as well as in private schools, forcing an educational process based on not very well known medias. In one hand, the expectation of teachers is oriented to the current educational system, with the use of computers come to present solutions that rise the teaching quality. The use of computers in education is now a days one of the stronger areas of educational technology and at the same time, a reflection on the word "technology" and a good starting point for discussing the possibilities and limits of the new information technologies in the day by day of education. pt_BR
dc.format.extent 140 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Desenho técnico pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para o desenho técnico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
223447.pdf 7.555Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar