Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T03:42:35Z
dc.date.available 2012-10-22T03:42:35Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 213972 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, tendo como motivação a certeza da dinâmica das sociedades, procurou situar a necessidade da educação formal adequar-se a essa dinâmica, a fim de poder proceder a inclusão social dos indivíduos que a ela se destinam. Num contexto contemporâneo procurou fundamentar sua argumentação nas teorias cognitivas interacionistas de Piaget e Vygotsky e na teoria da sensibilidade e autonomia de aprendizagem de Rogers, com a finalidade de dar suporte aos conceitos inerentes à aquisição de conhecimentos aqui formulados, que visaram a adequação das práticas pedagógicas da educação formal. Desde que se considerou a possibilidade de introduzir o uso do computador nessa prática, como auxiliar de programas de ensino-aprendizagem formalizado. Para o embasamento da proposição de modelo de IA, abordou-se aspectos inerentes a esse ramo da computação, elegendo-se o paradigma Simbólico para fundamentar o modelo proposto. Apresentou-se modelo de IA fundamentado em ferramenta do paradigma Simbólico, o Sistema Especialista que julgou-se mais adequado ao problema proposto, para coadjuvar processo de aprendizagem a nível médio. pt_BR
dc.format.extent ix, 163 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Construtivismo (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Sistemas especialistas (Computação) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
213972.pdf 738.6Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar