Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T03:42:35Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T03:42:35Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
213972 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho, tendo como motivação a certeza da dinâmica das sociedades, procurou situar a necessidade da educação formal adequar-se a essa dinâmica, a fim de poder proceder a inclusão social dos indivíduos que a ela se destinam. Num contexto contemporâneo procurou fundamentar sua argumentação nas teorias cognitivas interacionistas de Piaget e Vygotsky e na teoria da sensibilidade e autonomia de aprendizagem de Rogers, com a finalidade de dar suporte aos conceitos inerentes à aquisição de conhecimentos aqui formulados, que visaram a adequação das práticas pedagógicas da educação formal. Desde que se considerou a possibilidade de introduzir o uso do computador nessa prática, como auxiliar de programas de ensino-aprendizagem formalizado. Para o embasamento da proposição de modelo de IA, abordou-se aspectos inerentes a esse ramo da computação, elegendo-se o paradigma Simbólico para fundamentar o modelo proposto. Apresentou-se modelo de IA fundamentado em ferramenta do paradigma Simbólico, o Sistema Especialista que julgou-se mais adequado ao problema proposto, para coadjuvar processo de aprendizagem a nível médio. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 163 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo (Educação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas especialistas (Computação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar