Ergonomia nos dispositivos poéticos: ações para o agenciamento da obra de arte contemporânea
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vasconcelos, Edmilson |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T03:28:39Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T03:28:39Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
213968 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87904 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo busca na Ergonomia a solução para uma problemática constatada na relação entre o espectador e as obras de arte participo-interativas da arte contemporânea - os dispositivos poéticos. Esta problemática vai, desde a destruição das obras através de participações conflituosas, até a inadequações institucionais de agentes oficiais do Sistema de Arte, além de constrangimentos causados às pessoas que fazem parte deste processo de agenciamento, e que são consideradas despreparadas para este tipo de arte. As soluções para estes conflitos são sugeridas através do incremento de Ergonomia em todos os processos que envolvem a criação e o desenvolvimento dos dispositivos poéticos. Esta sugestão é fundamentada no fato da Ergonomia agrupar um conjunto de conhecimentos tecno-científicos viabilizadores dos processos participativos em sistemas organizados onde as pessoas desenvolvem algum tipo de trabalho. O dispositivo poético é um caso destes sistemas, pois a participação do indivíduo no agenciamento poético da obra requer trabalho físico e cognitivo a partir de um contexto dado. O estudo também sugere o uso dos processos de gestão participativa como modo poético para o fazer em arte contemporânea baseando-se na História da Arte, onde o conhecimento e a ciência sempre andaram juntos com a criação artística, mas também, devido à mudança de paradigma que transformou o antigo observador passivo da obra de arte em seu agente transformador, sendo também, co-autor da mesma. |
pt_BR |
dc.format.extent |
83 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte contemporanea |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.title |
Ergonomia nos dispositivos poéticos: ações para o agenciamento da obra de arte contemporânea |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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