Abstract:
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Após criterioso levantamento, constatou-se um número significativo de pesquisas no campo da adaptação estratégica tendo como foco as instituições de ensino superior. Embora estes estudos sejam relevantes e sua contribuição ímpar no cenário de uma sociedade do conhecimento, em particular, tratando de universidade, não foi evidenciado o relacionamento entre avaliação institucional (um tema tão debatido nacional e internacionalmente) e a adaptação estratégica. Pressupondo-se este relacionamento, haja vista os novos contornos do ensino superior no cenário sócio, político e econômico, o propósito da investigação foi compreender como se caracteriza o relacionamento entre o processo de avaliação institucional e o processo de adaptação estratégica na UNIVILLE. Na tentativa de encontrar respostas para o problema formulado e, assim, alcançar os objetivos propostos, o primeiro passo foi construir o referencial teórico como eixo norteador da investigação. Tendo claro o quadro teórico, foram formuladas as questões de pesquisa, no sentido de conduzir a investigação. Considerando a natureza da investigação, a metodologia sustenta-se na abordagem qualitativa e o procedimento mais adequado foi o estudo de caso. A coleta, a análise dos dados e a descrição dos resultados estão apoiadas em documentos, entrevistas semi-estruturadas e notas de campo. Três categorias emergiram como focos de discussão. A primeira enfatiza a relação econômica que permeia todo o processo de avaliação institucional e de adaptação estratégica. A segunda categoria aponta a questão política como característica marcante desta relação. A terceira categoria, a acadêmica, apresenta a configuração da universidade resultante da relação entre os processos mencionados. Assim entendida, esta caracterização não representou, inicialmente, a idéia de como lidar com concorrentes em um ambiente competitivo, próprio das organizações empresariais, mas especialmente como este grupo lutou pela sobrevivência da instituição de forma integrada, como percebeu e formulou procedimentos e instrumentos, como estas estratégias foram concebidas e como foram declaradas à comunidade acadêmica. Esta visível interdependência entre propósito, ação organizada e política, foi essencial no processo de adaptação estratégica. Como a essência da estratégia é "construir uma postura", este processo aponta, na ação política desenvolvida, a convergência de interesses e, conseqüentemente, a posição que a UNIVILLE ocupa no cenário do ensino superior do estado de Santa Catarina. No caso em estudo, a avaliação foi considerada estratégica e constituiu-se em uma ferramenta essencial na condução e orientação do empreendimento, a criação e perspectiva de consolidação de uma universidade. |