Os fatores críticos de sucesso da indústria de autopeças no Brasil: um estudo exploratório dos níveis hierárquicos da cadeia dos fornecedores da indústria automobilística

DSpace Repository

A- A A+

Os fatores críticos de sucesso da indústria de autopeças no Brasil: um estudo exploratório dos níveis hierárquicos da cadeia dos fornecedores da indústria automobilística

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Menezes, Emilio de Araujo pt_BR
dc.contributor.author Bertolini, Vinicius pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T02:50:02Z
dc.date.available 2012-10-22T02:50:02Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 224456 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87854
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O processo de descentralização da estrutura produtiva da cadeia de produção de automóveis, implementado pelas montadoras a nível mundial, com objetivo de concentrar suas atividades nas competências consideradas centrais para o seu negócio, estabeleceu uma nova organização produtiva na indústria de autopeças nacional a partir da criação de uma cadeia de fornecimento hierarquizada. Entretanto, com essa nova configuração da cadeia produtiva foram adotados novos padrões operacionais para a otimização do fluxo produtivo da cadeia automotiva como um todo, exigindo níveis diferenciados de capacitações tecnológicas e produtivas dos fornecedores, de acordo com a posição dentro da estrutura produtiva da cadeia. Neste contexto, o presente estudo tem o objetivo de identificar os fatores críticos de sucesso das empresas de autopeças em cada um dos níveis desta cadeia produtiva, bem como classificar sua importância para a diferenciação do desempenho das empresas, de acordo com as suas capacitações tecnológicas e produtivas. Foi utilizada uma pesquisa de campo realizada pela Universidade de São Paulo, bem como outros trabalhos acadêmicos, a fim de caracterizar as capacitações presentes em cada nível da cadeia produtiva e identificar os seus respectivos fatores críticos de sucesso. Os resultados revelam que as empresas de autopeças de todos os três níveis hierárquicos da cadeia tem como principal fator crítico de sucesso o baixo preço, uma vez que o custos são determinantes na decisão de compra das empresas clientes. Todos os outros requisitos técnicos e produtivos são considerados como qualificadores para todos os níveis da cadeia, embora o desempenho das autopeças nesses requisitos diferencie o nível em que a empresa atua. Assim, as empresas de autopeças buscam a especialização de sua estrutura produtiva em um nicho de produto específico, a fim de atingir a excelência tecnológica e produtiva, necessária para atuar dentro da cadeia automotiva. pt_BR
dc.format.extent 129 f.| tabs pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Industria automobilistica pt_BR
dc.subject.classification Produtividade do trabalho pt_BR
dc.subject.classification Sucesso nos negócios pt_BR
dc.title Os fatores críticos de sucesso da indústria de autopeças no Brasil: um estudo exploratório dos níveis hierárquicos da cadeia dos fornecedores da indústria automobilística pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224456.pdf 554.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar