A contabilidade e o valor da empresa na ótica dos empresários: um estudo comparativo em empresas supermercadistas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A contabilidade e o valor da empresa na ótica dos empresários: um estudo comparativo em empresas supermercadistas

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borgert, Altair pt_BR
dc.contributor.author Müller, Neri pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T02:36:37Z
dc.date.available 2012-10-22T02:36:37Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 207302 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87837
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta um comparativo do valor da empresa evidenciado pela Contabilidade e o valor percebido pelo empresário, por meio de um estudo em empresas do ramo supermercadista. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, de natureza teórico-empírica, de caráter não experimental, cujo método é hipotético-dedutivo. A população de estudo é composta pelos supermercados com faturamento superior a 48 milhões de reais, situados na região compreendida pela 1ª Gerência Regional da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, a qual compreendeu seis supermercados, sendo que, destes seis, cinco empresas responderam às entrevistas. Os dados foram coletados junto aos cinco supermercados por meio de entrevistas estruturadas aplicadas pelo próprio autor deste trabalho. Nestas, foi levantado o valor das empresas evidenciado nas demonstrações contábeis e o valor das empresas segundo a percepção dos empresários. Os dados coletados nas entrevistas foram tabulados em quadros e tabelas, a fim de ilustrar de forma clara as respostas obtidas. Por fim, apresentam-se algumas conclusões obtidas através da comparação das respostas das entrevistas. Os resultados deste trabalho confirmaram que o valor da empresa percebido pelos empresários é superior ao valor evidenciado pela Contabilidade, para o setor em questão. Entretanto, não se pode fazer generalizações para todas as empresas do ramo de atividade estudado, em função do pequeno número de empresas pesquisadas, apesar destas apresentarem grande representatividade do ramo na região compreendida pelo estudo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Valor (Economia) pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade pt_BR
dc.title A contabilidade e o valor da empresa na ótica dos empresários: um estudo comparativo em empresas supermercadistas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
207302.pdf 1.049Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar