Contratação de recursos humanos para a área de vendas: a percepção dos dirigentes quanto às funções e ao desempenho esperado de vendedores em médias e grandes empresas do setor de comércio atacadista de bens duráveis do município de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Contratação de recursos humanos para a área de vendas: a percepção dos dirigentes quanto às funções e ao desempenho esperado de vendedores em médias e grandes empresas do setor de comércio atacadista de bens duráveis do município de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mussi, Carlos Wolowski pt_BR
dc.contributor.author Carmo, Antônio Sérgio Santos do pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T02:30:43Z
dc.date.available 2012-10-22T02:30:43Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 207812 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87830
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como principal objetivo verificar a percepção dos dirigentes de empresas quanto às funções, desempenho e perfis desejados para contratação de profissionais para a área de vendas. Na busca da sobrevivência pela vida numa sociedade capitalista, onde a competição entre pessoas e empresas se realiza de maneira bastante intensa e agressiva, o emprego se tornou essencial e vital para garantir além da sobrevivência, a dignidade das pessoas. A busca por um trabalho e a dificuldade em consegui-lo tornou uma constante para uma grande parte das pessoas economicamente ativas no Brasil. Os profissionais de hoje em dia são cada vez mais exigidos quanto à qualificação. O conhecimento faz uma grande diferença para quem pleiteia uma vaga no competitivo mercado de trabalho. As organizações buscam alcançar melhores resultados para também se manterem vivas no mercado. As vendas de mercadorias e serviços passaram a ser perseguidas minuto a minuto, sem descanso. Vender é uma tarefa árdua e complexa que exige do profissional conhecimento técnico profundo do produto, habilidades para uso das técnicas de venda, alta motivação, paciência para lidar com situações adversas e atitudes pró-ativas. A profissão de vendedor é bem antiga, mas ainda pouco entendida quanto a sua formação e importância para a sociedade capitalista atual. Os dados deste trabalho acadêmico # estudo exploratório de natureza predominantemente qualitativa, foram coletados principalmente através de entrevistas de profundidade e em menor grau, pela análise documental tirado de uma ampla literatura encontrada na área de vendas. A população da pesquisa foi composta de dirigentes de todas as empresas do comércio atacadista de bens duráveis de Florianópolis, de médio e grande porte. No que se refere às opiniões dos dirigentes de empresa, os sinais apontam para atitudes positivas na valorização da profissão e um reconhecimento quanto ao grau de importância do profissional de vendas no contexto dos negócios do comércio atacadista em geral. Entre as recomendações finais, destaca-se a necessidade de educação formal e especializada em escolas profissionalizantes de nível médio e também, em alguns casos, de formação superior e pós-graduação na área de gestão de vendas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.subject.classification Comercio atacadista pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Vendedores pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.subject.classification Vendas pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Recursos humanos na administracao pt_BR
dc.title Contratação de recursos humanos para a área de vendas: a percepção dos dirigentes quanto às funções e ao desempenho esperado de vendedores em médias e grandes empresas do setor de comércio atacadista de bens duráveis do município de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
207812.pdf 1.072Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar