Influência da participação do mercado na remuneração da estrutura de capital: uma analise de empresas do varejo automobilístico na perspectiva do EVA®

DSpace Repository

A- A A+

Influência da participação do mercado na remuneração da estrutura de capital: uma analise de empresas do varejo automobilístico na perspectiva do EVA®

Show full item record

Title: Influência da participação do mercado na remuneração da estrutura de capital: uma analise de empresas do varejo automobilístico na perspectiva do EVA®
Author: Cavassola, Jerber Antônio
Abstract: O objetivo do trabalho é verificar a influência da participação do mercado na remuneração da estrutura de capital, na perspectiva do Economic Value Added (Valor Econômico Agregado) EVA®, em empresas do varejo automobilística da marca Alfa estabelecidas em Santa Catarina. A metodologia empregada na presente pesquisa é descritiva do tipo levantamento. Para tanto, da população de empresas, foi tomada uma amostra não probabilística por tipicidade ou intencional, abrangendo empresas do varejo automobilístico do Estado de Santa Catarina, totalizando 23 demonstrações contábeis relativas ao ano de 2000 a 2003. As informações contábeis foram organizadas por regiões operacionais, na mesma forma de divisão geográfica de Santa Catarina, seguida pela montadora marca da Alfa, sendo que, o Estado é dividido em 21 regiões operacionais. Em seguida, foram feitos os testes de correlação entre as variáveis estabelecidas para alcançar os objetivos propostos. A partir da pesquisa, observou-se na análise de correlação entre as variáveis, participação no mercado e remuneração da estrutura de capital na perspectiva EVA®, uma evidência de fraca correlação significativa para os períodos analisados. Os resultados da pesquisa apresentam subsídios para compreender o reflexo do custo do capital total nos resultados das empresas. Oferece informações para os gestores que a composição da estrutura de capital, com elevada participação de capital próprio, evidencia EVAs® negativos. Ressalta que em mercados com limites de escalas, como é o caso de Santa Catarina, o bom posicionamento da empresa como líder em seu mercado, não significa gerar fluxos positivos de EVA®.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87799
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
PEPS4435.pdf 1.359Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar