A expressão da criatividade em cooperativas autogeridas: um estudo de caso na Cooperativa de Confecções Industriais e Artesanais do município de Biguaçu - CONFIAR

DSpace Repository

A- A A+

A expressão da criatividade em cooperativas autogeridas: um estudo de caso na Cooperativa de Confecções Industriais e Artesanais do município de Biguaçu - CONFIAR

Show full item record

Title: A expressão da criatividade em cooperativas autogeridas: um estudo de caso na Cooperativa de Confecções Industriais e Artesanais do município de Biguaçu - CONFIAR
Author: Castro, Gabriela Ouriques de
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar a expressão da criatividade nos processos e produtos em uma cooperativa autogerida da Grande Florianópolis. Trata-se de um estudo relevante, pois percebe-se a defasagem na literatura brasileira relacionando a criatividade com formas alternativas de gestão, e, mais especificamente, com a autogestão. A pesquisa, de caráter descritivo, teve uma abordagem qualitativa, optando-se pelo procedimento metodológico denominado estudo de caso, realizado em uma cooperativa autogerida de confecções industriais e artesanais, localizada no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis. As informações foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas, observação direta, diário de campo e análise documental. Os dados primários receberam tratamento por meio da análise de conteúdo e os dados secundários por meio de análise documental. O resultado das quatro categorias de análise (cooperativa autogerida, criatividade, processo criativo e produto criativo) indica que a cooperativa estudada possui características de autogestão, proporcionando um ambiente mais propício à expressão da criatividade, comparativamente a outras formas tradicionais de gestão. No entanto, constatou-se que, além de um conjunto de fatores que favorecem a expressão da criatividade, há uma parcela de fatores desfavoráveis que influenciam o processo criativo. A análise dos dados, na perspectiva dos sujeitos da pesquisa, evidenciou que na cooperativa analisada os produtos apresentam características de originalidade, atratividade e utilidade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87776
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
207549.pdf 1.108Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar