Gestão da produção intelectual pelo método participativo: o caso da Universidade de Santa Cruz do Sul

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Gestão da produção intelectual pelo método participativo: o caso da Universidade de Santa Cruz do Sul

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Cruz, Wilson Kniphoff da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T01:48:19Z
dc.date.available 2012-10-22T01:48:19Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 207292 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87772
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe um modelo de gestão da produção e da disseminação do conhecimento para as universidades brasileiras: o Modelo Estratégico-Participativo. O modelo foi construído tendo como inspiração a Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação; Marco Referencial de Ação Prioritária para a Mudança e o Desenvolvimento da Educação Superior produzida pela UNESCO, em 1998, e que defende a existência de uma universidade cujo projeto esteja voltado à solução de problemas presentes e futuros da sociedade. O modelo associa princípios da Gestão Estratégica, da Gestão Democrática e Participativa e da Estrutura Matricial de Gestão. A partir da definição institucional das áreas preferenciais de atuação em pesquisa e em extensão, o modelo propõe a identificação dos problemas mais apropriados à ação da universidade em cada uma dessas áreas e a elaboração de um plano de longo prazo, com a fixação dos focos de pesquisa e extensão e dos respectivos programas e projetos. Para o desenvolvimento desses programas e projetos, o Modelo Estratégico-Participativo propõe a implantação de células constituídas pelos membros dos grupos de pesquisa e extensão, de acordo com a estrutura matricial de gestão. Cada célula estabelece seus objetivos de longo prazo. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia empregada envolveu, inicialmente, um estudo exploratório, abrangendo vários temas disponíveis na literatura para a construção do modelo. O modelo está sendo testado na Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, com a utilização de instrumentos previstos na metodologia da pesquisa-ação. A implantação do Modelo Estratégico-Participativo na Universidade de Santa Cruz do Sul vem obtendo resultados satisfatórios. Em um processo participativo, foram escolhidas as áreas preferenciais de pesquisa e extensão, houve a definição dos eixos estratégicos de pesquisa e de extensão relacionados às necessidades da comunidade regional e foram elaborados os planos estratégicos dessas áreas. Os resultados alcançados indicam que o modelo apresentado pode aperfeiçoar o processo de gestão das atividades de pesquisa e extensão nas universidades. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Extensão universitaria pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.title Gestão da produção intelectual pelo método participativo: o caso da Universidade de Santa Cruz do Sul pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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