Análise da influência da duplicação de uma rodovia no tipo e gravidade dos acidentes de trânsito: estudo de caso na Rodovia SC-401

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Análise da influência da duplicação de uma rodovia no tipo e gravidade dos acidentes de trânsito: estudo de caso na Rodovia SC-401

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Title: Análise da influência da duplicação de uma rodovia no tipo e gravidade dos acidentes de trânsito: estudo de caso na Rodovia SC-401
Author: Werchajzer, Carla Cristina de Oliveira
Abstract: É indiscutível a importância de estudos sobre os acidentes de trânsito em nosso país. A segurança viária tem como um de seus objetivos analisar as condições das vias, buscando alternativas que minimizem os riscos de acidentes. Este trabalho tem por objetivo estudar os efeitos da duplicação da Rodovia SC-401 nos acidentes de trânsito, comparando os acidentes ocorridos durante três anos antes do início das obras e durante três anos após o término das obras de duplicação. A SC-401 consiste na rodovia de ligação entre o Centro de Florianópolis e as praias do Norte da Ilha de Santa Catarina, tratando-se de uma rodovia que apresenta aumento significativo no volume de tráfego nos meses de verão. Com o estudo foi possível verificar as mudanças ocorridas nos tipos de acidentes registrados antes e após as obras de duplicação. O trecho em estudo foi dividido em sete segmentos e oito interseções que foram analisadas separadamente quanto ao número de acidentes e a severidade dos mesmos. Foi determinado o acréscimo ou diminuição de cada tipo de acidente para cada segmento e interseção e foram estudadas as prováveis causas. Foram calculadas duas taxas de acidentes: a primeira dividindo-se o número de acidentes pelo Volume Médio Diário Anual (VMDA) do segmento ou interseção, e a segunda dividindo a Unidade Padrão de Severidade (UPS) pelo VMDA. Foi observado, de forma geral, que nos segmentos duplicados houve uma diminuição da gravidade dos acidentes e aumento da taxa de acidentes em quase toda rodovia estudada. Este estudo pretende fornecer subsídios a estudos futuros, intensificando o interesse para a análise dos efeitos causados à segurança viária após intervenções em uma rodovia, demonstrando a necessidade de estudos do tipo antes e depois.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87756
Date: 2004


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