Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Sant'Ana, Juliana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T00:42:10Z
dc.date.available 2012-10-22T00:42:10Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 208817 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87709
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O objetivo maior deste trabalho é desenvolver estratégias e atividades pedagógicas que cumpram, de forma mais efetiva, o papel educativo proporcionando a aquisição da aprendizagem do inglês e que despertem também o interesse do aluno das escolas municipais de Florianópolis, de quinta a oitava série, para novas pesquisas, utilizando para isso recursos tecnológicos, como o computador. O início deste estudo descreve os métodos de ensino de línguas estrangeiras, tomando como base a sucessão histórica dos diferentes métodos e a convivência desses métodos numa determinada época. A variedade de métodos existentes, principalmente para o ensino de inglês, é resultado da proliferação do ensino de línguas estrangeiras por todo o mundo. Cada um desses métodos parece estar baseado em diferentes visões sobre o que é uma língua e sobre como uma segunda língua ou uma língua estrangeira é aprendida. Este trabalho apresenta também uma visão geral dos novos meios tecnológicos que estão sendo utilizados hoje para ensinar línguas estrangeiras e como esses meios funcionam. Por fim, baseado em todos os métodos de ensino de línguas estrangeiras, desde o ensino do latim até as formas mais sofisticadas utilizando computadores e a Internet, baseado também em observações de aulas de inglês em escolas Municipais de Florianópolis e em entrevistas com professores de inglês dessas escolas, o trabalho apresentará uma proposta de ambiente virtual para o ensino de inglês que busca a integração de todos os métodos e a teoria das inteligências múltiplas, com o auxílio do computador. Essa proposta está baseada e voltada, principalmente, para a realidade do ensino de inglês nas escolas da rede Municipal de Ensino Fundamental de Florianópolis. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Aquisição da segunda linguagem pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.title Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
208817.pdf 1.501Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar