dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sant'Ana, Juliana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T00:42:10Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T00:42:10Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
208817 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87709 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo maior deste trabalho é desenvolver estratégias e atividades pedagógicas que cumpram, de forma mais efetiva, o papel educativo proporcionando a aquisição da aprendizagem do inglês e que despertem também o interesse do aluno das escolas municipais de Florianópolis, de quinta a oitava série, para novas pesquisas, utilizando para isso recursos tecnológicos, como o computador. O início deste estudo descreve os métodos de ensino de línguas estrangeiras, tomando como base a sucessão histórica dos diferentes métodos e a convivência desses métodos numa determinada época. A variedade de métodos existentes, principalmente para o ensino de inglês, é resultado da proliferação do ensino de línguas estrangeiras por todo o mundo. Cada um desses métodos parece estar baseado em diferentes visões sobre o que é uma língua e sobre como uma segunda língua ou uma língua estrangeira é aprendida. Este trabalho apresenta também uma visão geral dos novos meios tecnológicos que estão sendo utilizados hoje para ensinar línguas estrangeiras e como esses meios funcionam. Por fim, baseado em todos os métodos de ensino de línguas estrangeiras, desde o ensino do latim até as formas mais sofisticadas utilizando computadores e a Internet, baseado também em observações de aulas de inglês em escolas Municipais de Florianópolis e em entrevistas com professores de inglês dessas escolas, o trabalho apresentará uma proposta de ambiente virtual para o ensino de inglês que busca a integração de todos os métodos e a teoria das inteligências múltiplas, com o auxílio do computador. Essa proposta está baseada e voltada, principalmente, para a realidade do ensino de inglês nas escolas da rede Municipal de Ensino Fundamental de Florianópolis. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aquisição da segunda linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.title |
Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |