Confiabilidade e validade estatísticas da avaliação docente pelo discente: proposta metodológica e estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Confiabilidade e validade estatísticas da avaliação docente pelo discente: proposta metodológica e estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lanzer, Edgar Augusto pt_BR
dc.contributor.author Bem, Amilton Barreto de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T00:24:33Z
dc.date.available 2012-10-22T00:24:33Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 209071 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87697
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe uma metodologia para testar as propriedades de confiabilidade e de validade de instrumento de avaliação da docência pelos discentes em instituições de ensino. Nesse se discutiu o uso das técnicas analíticas de análise fatorial exploratória como ferramenta de análise de dados para auxiliar os especialistas, em medição educacional, no estudo da confiabilidade e da validade da dimensionalidade dos instrumentos de avaliação da docência. Para testar as hipóteses decorrentes dos estudos exploratórios é apresentada a metodologia de análise fatorial confirmatória, a qual utiliza-se de uma série de índices de ajustes absolutos, incrementais e de parcimônia para validar as hipóteses decorrentes dos estudos exploratórios. A metodologia foi empregada e julgada adequada para investigar as propriedades estatísticas de confiabilidade e validade das oito dimensões do instrumento de avaliação da docência da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Corpo docente pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Confiabilidade (Probabilidades) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Validade pt_BR
dc.title Confiabilidade e validade estatísticas da avaliação docente pelo discente: proposta metodológica e estudo de caso pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
209071.pdf 2.015Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar