Desenvolvimento de uma metodologia para análise de estrutura veícular
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Title:
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Desenvolvimento de uma metodologia para análise de estrutura veícular |
Author:
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Rocha, Fábio Krug
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Abstract:
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Neste trabalho são apresentados modelos dinâmicos lineares e não lineares com dois e sete graus de liberdade, desenvolvidos a partir da técnica das múltiplas massas ou Multibody Model, para representação do comportamento real de veículos automotores. Estes modelos levam em consideração a ação de campos de deslocamentos causados por irregularidades na pista. Os desenvolvimentos teóricos são baseados na aplicação de métodos de formulação e solução de sistemas de equações diferenciais de movimento. Os parâmetros de entrada para os modelos propostos são obtidos a partir de ensaios de caracterização experimental de elementos tais como molas, amortecedores e pneus e levantamento de propriedades de massa e inércia, sendo que a validação dos modelos teóricos é feita através da medição experimental de respostas em um veículo real. Com a finalidade de verificar se a modelagem teórica desenvolvida com dois e sete graus de liberdade se aproxima do comportamento de um veículo real, são feitas comparações e análises dos espectros de freqüência de deslocamento dos modelos teóricos lineares, não lineares e experimentais. O objetivo principal deste trabalho é propor uma formulação matemática aprimorada, de forma a obter melhores resultados nas etapas de desenvolvimento do anteprojeto de estruturas veiculares. |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87639
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Date:
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2004 |
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