Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Medeiros, José Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Scherer, Clarissa Giuliani |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T23:16:23Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T23:16:23Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209314 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo a caracterização do estresse ocupacional e suas estratégias de enfrentamento em professores universitários da rede pública federal da área das Ciências Sociais e Humanas. Neste sentido, foi proposto um instrumento elaborado com questões objetivas e estruturado em quatro partes referentes ao perfil da população, aos estressores ocupacionais, às estratégias de enfrentamento e aos sintomas relacionados ao estresse. Por meio da análise fatorial cinco focos potenciais de estresse foram evidenciados neste local de trabalho: A) relação com os colegas; B) condições físicas do ambiente de trabalho e auxílio financeiro para atividades profissionais; C) condições e atividades próprias da docência; D) interface trabalho/lazer e E) atividades burocráticas. Os dados referentes às estratégias de enfrentamento foram analisados através dos mesmos procedimentos adotados com os estressores, tendo sido encontradas três dimensões fatoriais: A) confronto; B) evasão e C) busca de suporte social. Os sintomas foram distribuídos em dois grupos por meio da análise fatorial: A) sintomas físicos e B) sintomas próprios do ambiente de trabalho. Por fim, aplicada a correlação (de Pearson) entre esses e as fontes de estresse supracitadas, foi constada uma positiva e expressiva relação entre ambos com exceção do terceiro fator de estressores, o qual se refere a condições a atividades próprias da docência. |
pt_BR |
dc.format.extent |
133 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Stress ocupacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalho - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos fisiologicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalho - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos psicologicos |
pt_BR |
dc.title |
Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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