Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários

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Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Scherer, Clarissa Giuliani pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T23:16:23Z
dc.date.available 2012-10-21T23:16:23Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 209314 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo a caracterização do estresse ocupacional e suas estratégias de enfrentamento em professores universitários da rede pública federal da área das Ciências Sociais e Humanas. Neste sentido, foi proposto um instrumento elaborado com questões objetivas e estruturado em quatro partes referentes ao perfil da população, aos estressores ocupacionais, às estratégias de enfrentamento e aos sintomas relacionados ao estresse. Por meio da análise fatorial cinco focos potenciais de estresse foram evidenciados neste local de trabalho: A) relação com os colegas; B) condições físicas do ambiente de trabalho e auxílio financeiro para atividades profissionais; C) condições e atividades próprias da docência; D) interface trabalho/lazer e E) atividades burocráticas. Os dados referentes às estratégias de enfrentamento foram analisados através dos mesmos procedimentos adotados com os estressores, tendo sido encontradas três dimensões fatoriais: A) confronto; B) evasão e C) busca de suporte social. Os sintomas foram distribuídos em dois grupos por meio da análise fatorial: A) sintomas físicos e B) sintomas próprios do ambiente de trabalho. Por fim, aplicada a correlação (de Pearson) entre esses e as fontes de estresse supracitadas, foi constada uma positiva e expressiva relação entre ambos com exceção do terceiro fator de estressores, o qual se refere a condições a atividades próprias da docência. pt_BR
dc.format.extent 133 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Stress ocupacional pt_BR
dc.subject.classification Trabalho - pt_BR
dc.subject.classification Aspectos fisiologicos pt_BR
dc.subject.classification Trabalho - pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.title Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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