A percepção de docentes e egressos sobre os componentes e atributos da qualidade nos programas de pós-graduação das engenharias nas universidades federais da região sul do Brasil

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A percepção de docentes e egressos sobre os componentes e atributos da qualidade nos programas de pós-graduação das engenharias nas universidades federais da região sul do Brasil

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Title: A percepção de docentes e egressos sobre os componentes e atributos da qualidade nos programas de pós-graduação das engenharias nas universidades federais da região sul do Brasil
Author: Monteiro, Luiz Antonio dos Santos
Abstract: A presente pesquisa tem com objetivo central identificar os componentes e atributos da qualidade nos programas de pós-graduação stricto sensu das engenharias, promovidas pelas universidades federais da região sul do Brasil, de acordo com a percepção de seus docentes,e egressos. A metodologia adotada privilegia o enfoque qualitativo. O estudo apresenta características dos tipos descritivo, exploratório e de levantamento, realizado sob a forma de multicaso, utilizando-se a entrevista como principal instrumento para coleta das informações. As amostras para selecionar os participantes desta investigação foram de caráter intencional. Para organizar e interpretar os relatos verbais, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa identificaram 35 componentes e 138 atributos para descrever a qualidade significada para a pós-graduação das engenharias pesquisadas, destacando-se nove componentes apontados como preferidos, quais sejam: produção científica relevante, corpo docente qualificado, titulados capacitados, dedicação integral de docentes e alunos, seleção rigorosa para ingresso na pós-graduação, recursos materiais e financeiros adequados, interação com a sociedade, imagem favorável do programa e estrutura curricular articulada. Verificou-se que a configuração da qualidade revelada, adota por base, parte dos resultados e do processo produtivo da referida pós-graduação, representada de forma simplificada pela produção científica relevante, pelo corpo docente capacitado e pela estrutura curricular articulada enquanto componentes comuns e preferidos pelos segmentos pesquisados. Porém há evidências que sinalizam para a ampliação deste delineamento por meio dos aspectos subjetivos que emergiram do rol de componentes e atributos levantados, querendo sugerir outros significados para a qualidade da pós-graduação.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87598
Date: 2004


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