Serviços públicos na internet: no interesse maior do estado ou do cidadão? Estudo de caso dos serviços ao cidadão de Curitiba
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rech Filho, Armando |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T21:39:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T21:39:21Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
205203 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87538 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Internet vem mudando a vida da sociedade e revolucionando os negócios das organizações. Delimitações de espaço e de tempo deixam de ter significado, e hoje o indivíduo quer interagir com as organizações na hora, no local e na forma de sua preferência. As empresas privadas, movidas pela força da competitividade, aprenderam a tirar proveito da tecnologia para facilitar a vida dos clientes, prestando-lhes serviços de qualidade, com conforto, conveniência e economia de tempo, e com isso conquistando mercados. Na relação com o Estado o indivíduo # mais que cliente # é um Cidadão. Ao contribuir com tributos para sustentar o Estado ele adquire direito aos serviços, assim como a influenciar democraticamente as decisões nas políticas públicas e a avaliar com transparência as ações dos gestores públicos. O objetivo da pesquisa é demonstrar # através de estudo de caso # o estágio de evolução dos serviços públicos prestados pela Internet ao Cidadão residente em Curitiba, pelas três esferas de governo. Como resultado, constata-se que o setor público tem usado com efetividade as mesmas tecnologias empregadas pelas organizações privadas. Entretanto, a conclusão principal é que o direcionamento prioritário dos investimentos dos governos é para os serviços do interesse maior do Estado # como os arrecadatórios ou de controle de trânsito # e não para os serviços do interesse maior do Cidadão, como os da saúde ou da educação. O foco ainda é o Estado, e não o Cidadão. O mesmo poder que o Cidadão conquistou na relação com as organizações privadas não encontra seu paralelo na relação com o Estado, que não usa os programas de Governo Eletrônico para favorecer o exercício pleno da cidadania. Com base nas razões que levam à diferença de estágio de evolução dos serviços na Internet entre os dois segmentos de interesse maior, e na ausência de uma adequada integração de processos # que possibilitaria ofertar serviços públicos em uma única interface web # são feitas recomendações para, havendo vontade política, conduzir uma transformação nesse cenário. |
pt_BR |
dc.format.extent |
187 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Governo eletrônico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviço público |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Prestação de serviços |
pt_BR |
dc.title |
Serviços públicos na internet: no interesse maior do estado ou do cidadão? Estudo de caso dos serviços ao cidadão de Curitiba |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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