O Balanced Scorecard na gestão de organização sem fins lucrativos: estudo de caso no Senac/SC

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O Balanced Scorecard na gestão de organização sem fins lucrativos: estudo de caso no Senac/SC

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Título: O Balanced Scorecard na gestão de organização sem fins lucrativos: estudo de caso no Senac/SC
Autor: Pereira, Francisco Eugênio
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de gestão para o Senac - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina, que possibilite através da segmentação do negócio alcançar a auto-sustentação, aplicando o planejamento estratégico e o acompanhamento dos resultados, usando o Balanced Scorecard. Inicialmente, realiza-se uma breve revisão teórica com o propósito de evidenciar a gestão estratégica do desempenho nas organizações, passando pela estratégica empresarial, planejamento estratégico e Balanced Scorecard, seguido pela identificação das organizações sem fins lucrativos e o comprometimento na forma de gerenciamento, abordando alternativas para a sobrevivência e a auto-sustentação. Com o objetivo de elaborar uma proposta alternativa de gestão para o Senac/SC, uma instituição de educação profissional sem fins lucrativo, realiza-se inicialmente uma análise da estrutura organizacional da instituição, que permita conhecer e identificar as suas áreas de atuação na educação profissional no Estado de Santa Catarina. Posteriormente se faz uma avaliação dos principais demonstrativos atualmente utilizados para medir os resultados, onde se observa que somente indicadores financeiros são utilizados. Na seqüência, apresenta-se o modelo de gestão proposto, fundamentado na segmentação do negócio, buscando com isso distinguir as atividades que estarão voltadas para o mercado competitivo e aquelas relacionadas ao segmento social e mantenedor, visando a auto-sustentação, conciliando o planejamento estratégico e os indicadores de desempenho oriundos do Balanced Scorecard, dentre outros irá permitir conhecer os resultados financeiros e não financeiros da organização. Sugere-se implementar a proposta sob 5 perspectivas: financeiras, mercado, educação, processos internos e crescimento e aprendizagem.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87530
Data: 2004


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