A educação superior como meio de promoção do desenvolvimento econômico e social: uma abordagem a partir da gestão do conhecimento
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Franzoni, Ana Maria Bencciveni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lunkes, Irtes Cristina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T21:19:44Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T21:19:44Z |
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dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225166 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87517 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo geral analisar a influência da formação profissional dos egressos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - através de suas produções acadêmicas/científicas, classificadas como meio de promoção da gestão do conhecimento. Para a determinação da população escolheu-se o Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - BTD/PPGEP/UFSC, onde foram pesquisados, os dados sobre produção cientifica por área de conhecimento da universidade, no período de 1970 a 2003, com busca para a chave de acesso "gestão do conhecimento", objetivando acesso aos egressos do programa e objeto da investigação, bem como obter respostas dos egressos. A amostra utilizada foi definida por acessibilidade, procedimento que viabilizou a coleta de dados, que vem a constituir a apresentação dos resultados. Recorremos na presente pesquisa a duas formas de investigação, primeiramente na pesquisa bibliográfica e posteriormente - na pesquisa de campo. A literatura pesquisada, bem como, a análise do resultado, permite afirmar que a Gestão do Conhecimento tem provocado 2 (dois) tipos de impactos: O impacto direto - quando as empresas abrem oportunidades para estudos de casos - o efeito da produção científica gerada no caso pode ser difundida e consubstanciada como um ativo intangível na própria empresa, pela sua capacidade adquirida de produzir serviços futuros. O impacto indireto - quando da publicação das teses e dissertações, a produção de conhecimento se difunde em processo educacional com alcance a comunidade internacional, constituindo um acervo a serviço das nações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
104 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pós-graduação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.title |
A educação superior como meio de promoção do desenvolvimento econômico e social: uma abordagem a partir da gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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