A educação superior como meio de promoção do desenvolvimento econômico e social: uma abordagem a partir da gestão do conhecimento

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A educação superior como meio de promoção do desenvolvimento econômico e social: uma abordagem a partir da gestão do conhecimento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Franzoni, Ana Maria Bencciveni pt_BR
dc.contributor.author Lunkes, Irtes Cristina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T21:19:44Z
dc.date.available 2012-10-21T21:19:44Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 225166 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87517
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo geral analisar a influência da formação profissional dos egressos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - através de suas produções acadêmicas/científicas, classificadas como meio de promoção da gestão do conhecimento. Para a determinação da população escolheu-se o Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - BTD/PPGEP/UFSC, onde foram pesquisados, os dados sobre produção cientifica por área de conhecimento da universidade, no período de 1970 a 2003, com busca para a chave de acesso "gestão do conhecimento", objetivando acesso aos egressos do programa e objeto da investigação, bem como obter respostas dos egressos. A amostra utilizada foi definida por acessibilidade, procedimento que viabilizou a coleta de dados, que vem a constituir a apresentação dos resultados. Recorremos na presente pesquisa a duas formas de investigação, primeiramente na pesquisa bibliográfica e posteriormente - na pesquisa de campo. A literatura pesquisada, bem como, a análise do resultado, permite afirmar que a Gestão do Conhecimento tem provocado 2 (dois) tipos de impactos: O impacto direto - quando as empresas abrem oportunidades para estudos de casos - o efeito da produção científica gerada no caso pode ser difundida e consubstanciada como um ativo intangível na própria empresa, pela sua capacidade adquirida de produzir serviços futuros. O impacto indireto - quando da publicação das teses e dissertações, a produção de conhecimento se difunde em processo educacional com alcance a comunidade internacional, constituindo um acervo a serviço das nações. pt_BR
dc.format.extent 104 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Sociologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title A educação superior como meio de promoção do desenvolvimento econômico e social: uma abordagem a partir da gestão do conhecimento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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