Planejamento de carreira: um estudo com egressos de cursos de administração

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Planejamento de carreira: um estudo com egressos de cursos de administração

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Soares, Dulce Helena Penna pt_BR
dc.contributor.author Xikota, Jaqueline Longo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T20:32:44Z
dc.date.available 2012-10-21T20:32:44Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 221317 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87467
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de egressos de cursos de Administração sobre planejamento de carreira. Caracterizou-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório. O procedimento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, que combinou perguntas abertas e fechadas. Foram realizadas nove entrevistas com egressos do ano de 2002 de cursos de Administração que freqüentavam pós-graduação em nível de especialização. Os resultados, analisados com base na análise de conteúdo e confrontados com a escassa literatura sobre planejamento de carreira disponível nas diferentes áreas do conhecimento, apontaram que o entendimento de grande parte dos entrevistados se aproxima no que diz respeito ao planejamento de carreira. Suas falas nortearam-se pelas idéias de "aonde quero e posso chegar", e de que conseguir chegar depende única e exclusivamente de um esforço individual. Tanto a formação acadêmica quanto a formação recebida no dia-a-dia contribuíram para o entendimento que os entrevistados têm acerca de planejamento de carreira. A grande maioria obteve informações sobre planejamento de carreira no meio acadêmico, mas houve unanimidade em considerar que o tema foi estudado superficialmente. Quanto a ter desenvolvido e estar desenvolvendo um planejamento de carreira, houve contradições entre o discurso e a ação dos entrevistados. Atualmente todos estão planejando suas carreiras e consideram que esse planejamento é responsabilidade do próprio trabalhador. Consideram também que a carreira precisa ser pensada e planejada pelos trabalhadores; apontam vantagens concretas na atitude de planejar e, finalmente, percebem a qualificação como um componente do planejamento de carreira e acreditam que essa qualificação é o que garante a possibilidade de ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Os resultados obtidos permitiram perceber como a ideologia neoliberal está impregnada nos discursos dos participantes no que tange à responsabilidade pela sua carreira, cujo sucesso, segundo eles, depende do esforço individual. Também, apontaram a importância da escola como instância significativa nos atos de perceber e agir sobre a carreira. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Carreiras - pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Orientação profissional pt_BR
dc.subject.classification Profissões de nivel superior pt_BR
dc.title Planejamento de carreira: um estudo com egressos de cursos de administração pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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