Planejamento de carreira: um estudo com egressos de cursos de administração
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Soares, Dulce Helena Penna |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Xikota, Jaqueline Longo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T20:32:44Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T20:32:44Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
221317 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87467 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de egressos de cursos de Administração sobre planejamento de carreira. Caracterizou-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório. O procedimento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, que combinou perguntas abertas e fechadas. Foram realizadas nove entrevistas com egressos do ano de 2002 de cursos de Administração que freqüentavam pós-graduação em nível de especialização. Os resultados, analisados com base na análise de conteúdo e confrontados com a escassa literatura sobre planejamento de carreira disponível nas diferentes áreas do conhecimento, apontaram que o entendimento de grande parte dos entrevistados se aproxima no que diz respeito ao planejamento de carreira. Suas falas nortearam-se pelas idéias de "aonde quero e posso chegar", e de que conseguir chegar depende única e exclusivamente de um esforço individual. Tanto a formação acadêmica quanto a formação recebida no dia-a-dia contribuíram para o entendimento que os entrevistados têm acerca de planejamento de carreira. A grande maioria obteve informações sobre planejamento de carreira no meio acadêmico, mas houve unanimidade em considerar que o tema foi estudado superficialmente. Quanto a ter desenvolvido e estar desenvolvendo um planejamento de carreira, houve contradições entre o discurso e a ação dos entrevistados. Atualmente todos estão planejando suas carreiras e consideram que esse planejamento é responsabilidade do próprio trabalhador. Consideram também que a carreira precisa ser pensada e planejada pelos trabalhadores; apontam vantagens concretas na atitude de planejar e, finalmente, percebem a qualificação como um componente do planejamento de carreira e acreditam que essa qualificação é o que garante a possibilidade de ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Os resultados obtidos permitiram perceber como a ideologia neoliberal está impregnada nos discursos dos participantes no que tange à responsabilidade pela sua carreira, cujo sucesso, segundo eles, depende do esforço individual. Também, apontaram a importância da escola como instância significativa nos atos de perceber e agir sobre a carreira. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Carreiras - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Orientação profissional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Profissões de nivel superior |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento de carreira: um estudo com egressos de cursos de administração |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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