Abstract:
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A partir dos pressupostos de que a administração da educação é multidimensional e interdisciplinar, e de que o desempenho das organizações educacionais deve ser avaliado por múltiplos critérios, esta pesquisa tem como hipóteses que a administração da escola como organização é multidimensional e que sua avaliação pode fundamentar-se em indicadores que caracterizem sua eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Eficiência e eficácia são critérios essenciais na avaliação do desempenho organizacional: eficiência, refletindo a economia dos recursos empregados; eficácia, expressando o cumprimento das metas. Eqüidade é objetivo fundamental do setor educacional. Efetividade e relevância são critérios que medem eqüidade: efetividade, explicitando o atendimento dos anseios sociais; relevância, indicando a satisfação das expectativas dos participantes do setor. Estudou-se como avaliar o desempenho da administração da escola como organização considerando, simultaneamente, os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Mostra-se que o desempenho da administração da escola como organização, sob os prismas simultâneos desses critérios, pode ser avaliado através de uma fronteira de desempenho construída com o emprego de um modelo de programação linear, baseado no Modelo Espacial de Análise do Desempenho das Organizações de Quinn e Rohrbaugh e no Paradigma Multidimensional de Administração da Educação de Sander. O Modelo de Avaliação do Desempenho da Administração da Escola (MADAE), que está sendo proposto, agrega indicadores de eficiência, eficácia, efetividade e relevância em um escore único de desempenho e foi aplicado para avaliar o desempenho da administração das escolas catarinenses de ensino médio, empregando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Censo Escolar. Utilizou-se principalmente o método comparativo quantitativo. A pesquisa classifica-se como avaliação predominantemente somativa. Aspectos qualitativos são contemplados na medida em que os resultados são interpretados a partir de reflexões de natureza qualitativa. As limitações teóricas estão ligadas à base teórico-conceitual adotada no estudo: o Modelo Espacial e o Paradigma Multidimensional. As limitações metodológicas são decorrentes das dificuldades próprias do método comparativo e das teorias de fronteiras de produção e de programação linear. As limitações computacionais são aquelas tradicionais do simplex e dos métodos lineares de análise exploratória de dados. Os resultados empíricos revelam que os indicadores de eficiência, eficácia, efetividade e relevância construídos representam aspectos distintos do desempenho da administração das escolas catarinenses, dada sua relativa independência. A aplicação do MADAE calculou escores de desempenho e metas de desempenho administrativo ótimo para as escolas catarinenses, identificou as escolas de referência e a correspondente fronteira empírica de desempenho administrativo da rede escolar catarinense. Os resultados demonstraram a validade e a flexibilidade do MADAE como instrumento de avaliação da administração da escola como organização, visando à melhoria da qualidade. |