As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR

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As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valladares, Angelise pt_BR
dc.contributor.author Cordeiro, Silvana Borghelot pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T19:12:25Z
dc.date.available 2012-10-21T19:12:25Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 225911 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87384
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar que fatores influenciam as práticas de gestão dos diretores das escolas estaduais de ensino fundamental e médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu no estado do Paraná. Com base em uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, foram realizados levantamentos bibliográficos e análises em documentos técnicos e especializados sobre as formas de Administração Escolar, com foco em um estudo a respeito da sociedade e de como a escola retrata em seu cotidiano as relações reais de sua existência. Os dados primários foram coletados por meio de quatro tipos de questionários encaminhados para quatro conjuntos amostrais distintos (diretores, equipe pedagógica, professores e funcionários). Os resultados demonstram os desafios que os gestores encontram no cotidiano da escola, dentre eles destacam-se: o princípio da dicotomia entre concepção e execução, preconizada pela sociedade capitalista, que perpassa os cursos formadores de profissionais da educação permeando a divisão técnica do trabalho, o qual fragmenta o trabalho pedagógico; os princípios da autonomia e sua relação com as formas de provimento do cargo de diretor; a importância da função do gestor, sua participação nas atividades nucleares da escola e no processo ensino-aprendizagem como, também, os arranjos e relações de poder que são estabelecidas. pt_BR
dc.format.extent 118 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Escolas - pt_BR
dc.subject.classification Organizacao e administracao pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Sociologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.title As práticas de gestão escolar das instituições públicas de ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçú-PR pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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