A criança de ativos intang´´iveis pela prestação de serviços em uma organização de ensino tecnológico sob a percepção dos stakeholders
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Resende, Vicente Otávio Martins de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T18:37:17Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T18:37:17Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224881 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87343 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O atual estágio histórico impõe desafios cada vez maiores à gestão empresarial. Novas tecnologias que levam a novos hábitos de consumo, novos valores e perspectivas diferentes para situações cada vez menos estáveis e previsíveis, induzem a repensar velhas práticas consagradas em muitos dos campos do conhecimento. Na chamada Sociedade do Conhecimento, novas métricas são necessárias para a mensuração de ativos relevantes para as organizações do conhecimento, os ativos intangíveis, não evidenciados pelas técnicas contábeis e gerenciais convencionais. Neste trabalho, diversas abordagens sobre a formação de indicadores de ativos intangíveis de diversos autores foram consideradas. Também foi utilizada uma proposta metodológica de avaliação destes indicadores, aplicada a uma empresa e validada sua aplicação. As percepções dos stakeholders, separados em grupos, e as inter-relações das percepções foram consideradas e avaliadas. Ou seja, propostas de indicadores foram levantadas e, por meio de metodologias específicas estas foram selecionadas e validadas pela empresa pesquisada como métricas de agregação de valor por parte de seus ativos intangíveis. Ficou demonstrado que é possível identificar as convergências e também as divergências de percepções por parte dos grupos em relação aos indicadores que agregam valor. Uma lista de indicadores aplicáveis ás características da empresa e de caráter relevante foi obtida a partir dos resultados da pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
133 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino tecnico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ativos intangíveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
pt_BR |
dc.title |
A criança de ativos intang´´iveis pela prestação de serviços em uma organização de ensino tecnológico sob a percepção dos stakeholders |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar