Avaliação experimental de um ambiente hipermídia através da engenharia didática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Braviano, Gilson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zimmer, Iara |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T18:31:14Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T18:31:14Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
210032 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87334 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar os resultados da experimentação realizada em uma ferramenta educacional chamada Desenho Geométrico Virtual, que é um ambiente hipermídia voltado ao ensino-aprendizagem do desenho geométrico. Neste ambiente, o aprendiz poderá interagir com problemas propostos, assimilando conceitos e tendo como ponto de partida objetos retirados do seu cotidiano. O software aborda conteúdos de forma diferenciada dos livros didáticos, buscando um aprendizado mais dinâmico e prazeroso, enriquecido com uso das novas tecnologias. Essa pesquisa se apóia na metodologia advinda da Engenharia Didática onde o processo de experimentação é subdividido em quatro fases: análises preliminares; concepção e análises a priori; experimentação propriamente dita; análises a posteriori e validação. Esta metodologia torna o trabalho didático comparável àquele de um engenheiro que, para realizar um projeto preciso, apóia-se em conhecimentos científicos de seu campo, aceitando submeter-se a controles específicos. Através da Engenharia Didática trabalha-se com objetos bem mais complexos que aqueles purificados da ciência, já que conjecturas relativas ao comportamento humano são verificadas pela observação e experimentação. A análise das informações coletadas através da experimentação será o tema central desta dissertação. Busca-se evidenciar aspectos do software, sejam eles positivos ou negativos, que merecem uma atenção especial ou uma possível reestruturação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
83 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenho geométrico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Software |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação experimental de um ambiente hipermídia através da engenharia didática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar