Avaliação experimental de um ambiente hipermídia através da engenharia didática

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação experimental de um ambiente hipermídia através da engenharia didática

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Braviano, Gilson pt_BR
dc.contributor.author Zimmer, Iara pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T18:31:14Z
dc.date.available 2012-10-21T18:31:14Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 210032 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87334
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar os resultados da experimentação realizada em uma ferramenta educacional chamada Desenho Geométrico Virtual, que é um ambiente hipermídia voltado ao ensino-aprendizagem do desenho geométrico. Neste ambiente, o aprendiz poderá interagir com problemas propostos, assimilando conceitos e tendo como ponto de partida objetos retirados do seu cotidiano. O software aborda conteúdos de forma diferenciada dos livros didáticos, buscando um aprendizado mais dinâmico e prazeroso, enriquecido com uso das novas tecnologias. Essa pesquisa se apóia na metodologia advinda da Engenharia Didática onde o processo de experimentação é subdividido em quatro fases: análises preliminares; concepção e análises a priori; experimentação propriamente dita; análises a posteriori e validação. Esta metodologia torna o trabalho didático comparável àquele de um engenheiro que, para realizar um projeto preciso, apóia-se em conhecimentos científicos de seu campo, aceitando submeter-se a controles específicos. Através da Engenharia Didática trabalha-se com objetos bem mais complexos que aqueles purificados da ciência, já que conjecturas relativas ao comportamento humano são verificadas pela observação e experimentação. A análise das informações coletadas através da experimentação será o tema central desta dissertação. Busca-se evidenciar aspectos do software, sejam eles positivos ou negativos, que merecem uma atenção especial ou uma possível reestruturação. pt_BR
dc.format.extent 83 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Desenho geométrico pt_BR
dc.subject.classification Software pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Avaliação experimental de um ambiente hipermídia através da engenharia didática pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
210032.pdf 909.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar