Projeto participativo: um estudo de caso: a especificação dos requisitos de um sistema de informações para uma escola

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Projeto participativo: um estudo de caso: a especificação dos requisitos de um sistema de informações para uma escola

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Edla Maria Faust pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Fátima Peres Zago de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T18:18:38Z
dc.date.available 2012-10-21T18:18:38Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 207982 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87315
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste em especificar, através de metodologia participativa, os requisitos do sistema de informação e comunicação de suporte ao processo pedagógico de uma escola de ensino fundamental e médio que se orienta pela perspectiva sistêmica e transdisciplinar. Essa orientação filosófica, é compatível com os princípios metodológicos utilizados pois incluem, como eixos norteadores, a autonomia e a cooperação. A especificação dos requisitos orientou-se pela premissa de que as tecnologias são poderosas ferramentas co-estruturantes dos processos organizacionais e devem portanto refleti-los. A metodologia desse trabalho fundamenta-se nos princípios do Design Participativo e da Pesquisa-Ação. O seu início deu-se com o estudo etnográfico da escola seguido do mapeamento organizacional que identificou os principais processos e fluxos informacionais. Foram então escolhidos dentre os processos definidos os prioritários para o Design. Para estes procedeu-se a especificação dos requisitos, na qual foram utilizados a estratégia de "Casos de Uso" e de confecção de maquetes como ferramentas mediadoras da comunicação entre usuário e projetista. Como conclusão destacou-se a contribuição que este trabalho trouxe para a incorporação de características, como a cooperação e a autonomia, intrínsecas da organização, no Design. Os resultados apontaram que o processo do Design Participativo não só viabiliza a apropriação tecnológica, mas também provoca mudanças organizacionais profundas, uma vez que reestrutura as relações interpessoais, estimula a expressão livre e grupal e possibilita aos participantes uma visão sistêmica da organização. pt_BR
dc.format.extent 178 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de informação pt_BR
dc.subject.classification Escolas pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de comunicação pt_BR
dc.title Projeto participativo: um estudo de caso: a especificação dos requisitos de um sistema de informações para uma escola pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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