Projeto participativo: um estudo de caso: a especificação dos requisitos de um sistema de informações para uma escola
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Edla Maria Faust |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Fátima Peres Zago de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T18:18:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T18:18:38Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
207982 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87315 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho consiste em especificar, através de metodologia participativa, os requisitos do sistema de informação e comunicação de suporte ao processo pedagógico de uma escola de ensino fundamental e médio que se orienta pela perspectiva sistêmica e transdisciplinar. Essa orientação filosófica, é compatível com os princípios metodológicos utilizados pois incluem, como eixos norteadores, a autonomia e a cooperação. A especificação dos requisitos orientou-se pela premissa de que as tecnologias são poderosas ferramentas co-estruturantes dos processos organizacionais e devem portanto refleti-los. A metodologia desse trabalho fundamenta-se nos princípios do Design Participativo e da Pesquisa-Ação. O seu início deu-se com o estudo etnográfico da escola seguido do mapeamento organizacional que identificou os principais processos e fluxos informacionais. Foram então escolhidos dentre os processos definidos os prioritários para o Design. Para estes procedeu-se a especificação dos requisitos, na qual foram utilizados a estratégia de "Casos de Uso" e de confecção de maquetes como ferramentas mediadoras da comunicação entre usuário e projetista. Como conclusão destacou-se a contribuição que este trabalho trouxe para a incorporação de características, como a cooperação e a autonomia, intrínsecas da organização, no Design. Os resultados apontaram que o processo do Design Participativo não só viabiliza a apropriação tecnológica, mas também provoca mudanças organizacionais profundas, uma vez que reestrutura as relações interpessoais, estimula a expressão livre e grupal e possibilita aos participantes uma visão sistêmica da organização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
178 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Projeto participativo: um estudo de caso: a especificação dos requisitos de um sistema de informações para uma escola |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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