Habilidades e competências do administrador na percepção dos empresários da região da Amplasc

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Title: Habilidades e competências do administrador na percepção dos empresários da região da Amplasc
Author: Deus, Antonio Walter de
Abstract: Historicamente a capacitação do aluno de um curso de administração decorre, principalmente, da assimilação dos conteúdos das disciplinas inseridas no currículo de cada curso. De modo geral, mesmo reconhecendo-se a importância do valor agregado por qualquer processo de formação superior, há evidências empíricas de que os administradores recém-formados enfrentam o mercado de trabalho com insegurança e, quase sempre, são incapazes de uma inserção competitiva nas funções típicas de administradores profissionais (LOPES, 2002, p.1). Preocupadas com esta situação, na última década, as escolas de administração vêm carreando esforços para formar um administrador não apenas através de conteúdos (conhecimentos) que o aluno deverá obter de um conjunto de disciplinas, mas que sejam previstas quais ações ou que desempenhos este aluno será capaz de executar com o desenvolvimento de habilidades e quais atitudes são desejáveis que o mesmo adote, considerando suas emoções e sentidos. Igualmente importante tem sido trabalhar os valores, para ajudar o aluno a direcionar suas ações, conhecimentos e habilidades para aquilo que acredita ser viável e certo, respeitando os princípios éticos de sua profissão, ao atuar na sociedade. O presente estudo tem por objetivo conhecer a quais requerimentos o profissional da Administração deve atender para desempenhar suas funções, na visão dos empresários da região da AMPLASC e analisar a congruência desta percepção em relação ao que preconiza a Proposta Curricular do Curso de Administração. O método foi um estudo exploratório de corte transversal, onde, através de survey realizada junto a 23 empresas, buscou-se levantar as características da população pesquisada. O instrumento de coleta de dados foi questionário, composto de 27 questões, dividido em duas partes: a) identificação da empresa e b) os atributos do administrador. Nessa última parte o respondente acusava em uma escala a intensidade de importância que os atributos considerados deveriam estar presentes no administrador. A análise dos dados foi realizada sobre a amostra total e depois estratificando a amostra em pequena e média empresa e em função do ramo de atividade (indústria, comércio e serviço). Os resultados mostram que existe consonância entre a Proposta Curricular e o empresariado da região no que se refere a importância dos atributos do estudo, entretanto levantam algumas questões quanto a intensidade de importância dada à alguns desses atributos nas diferentes óticas (Proposta Curricular/sociedade).
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87166
Date: 2004


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