Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no cursos de Ciências Contábeis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colossi, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Biazus, Cleber Augusto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T15:10:35Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T15:10:35Z |
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dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
206162 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87138 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo identificar os principais indicadores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação, especificamente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Catarina. Para melhor estudar o fenômeno da evasão, construiu-se um Instrumento das Causas da Evasão (ICE), que foi assim constituído: duas dimensões (categorias); interna e externa, dividido em sete componentes com trinta e sete indicadores. A amostra teve como participantes os alunos evadidos do período de 1993 a 2002 e mais os informantes-chave das universidades em estudo. Para tratamento e análise dos dados da pesquisa, utilizou-se do software Statistic 5.0 aplicando-se a análise fatorial utilizando as seguintes técnicas: Análise de Variância Multivariada (MANOVA): Teste de Levene (F); Análise de Variância: Teste de Kruskal-Wallis (H); Teste de confiabilidade dos instrumentos de coleta de dados; Covariância; Análise de Agrupamento (Cluster); e respectivo Grau de Correlação. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) O componente Didático Pedagógico (DP) de Dimensão Interna representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se do Curso de Ciências Contábeis. Neste componente (DP), o indicador que mais contribuiu foi "pouca motivação por parte dos professores" e o componente que menos influenciou foi "concentração da grade curricular em um único turno"; b) Com relação às entrevistas, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), segundo se percebeu pelos depoimentos dos informantes-chave, foi a de maior conscientização não só quanto à existência de políticas educacionais, como também estão desenvolvendo atividades para a redução da evasão, através do seu programa político-pedagógico. No entanto, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no depoimento dado pelos informantes-chave, revelou a não conscientização de políticas educacionais no sentido de redução do fenômeno evasão. O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para a universidade pública brasileira. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Evasao universitaria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação institucional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualidade |
pt_BR |
dc.title |
Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no cursos de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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