Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no cursos de Ciências Contábeis

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Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no cursos de Ciências Contábeis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colossi, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Biazus, Cleber Augusto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T15:10:35Z
dc.date.available 2012-10-21T15:10:35Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 206162 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87138
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo identificar os principais indicadores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação, especificamente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Catarina. Para melhor estudar o fenômeno da evasão, construiu-se um Instrumento das Causas da Evasão (ICE), que foi assim constituído: duas dimensões (categorias); interna e externa, dividido em sete componentes com trinta e sete indicadores. A amostra teve como participantes os alunos evadidos do período de 1993 a 2002 e mais os informantes-chave das universidades em estudo. Para tratamento e análise dos dados da pesquisa, utilizou-se do software Statistic 5.0 aplicando-se a análise fatorial utilizando as seguintes técnicas: Análise de Variância Multivariada (MANOVA): Teste de Levene (F); Análise de Variância: Teste de Kruskal-Wallis (H); Teste de confiabilidade dos instrumentos de coleta de dados; Covariância; Análise de Agrupamento (Cluster); e respectivo Grau de Correlação. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) O componente Didático Pedagógico (DP) de Dimensão Interna representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se do Curso de Ciências Contábeis. Neste componente (DP), o indicador que mais contribuiu foi "pouca motivação por parte dos professores" e o componente que menos influenciou foi "concentração da grade curricular em um único turno"; b) Com relação às entrevistas, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), segundo se percebeu pelos depoimentos dos informantes-chave, foi a de maior conscientização não só quanto à existência de políticas educacionais, como também estão desenvolvendo atividades para a redução da evasão, através do seu programa político-pedagógico. No entanto, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no depoimento dado pelos informantes-chave, revelou a não conscientização de políticas educacionais no sentido de redução do fenômeno evasão. O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para a universidade pública brasileira. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Evasão escolar pt_BR
dc.subject.classification Evasao universitaria pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação institucional pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.title Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no cursos de Ciências Contábeis pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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