Gerência da manutenção da superfície de rolamento de vias urbanas utilizando SIG

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Gerência da manutenção da superfície de rolamento de vias urbanas utilizando SIG

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulyssea Neto, Ismael pt_BR
dc.contributor.author Matos, Fábio Cardoso de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T14:28:17Z
dc.date.available 2012-10-21T14:28:17Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 225099 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87089
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe um método para a avaliação das condições funcionais de revestimentos de pavimentos flexíveis urbanos, para fins de manutenção. Além dos defeitos de superfície, normalmente considerados, o método proposto leva em conta a macrotextura do revestimento e a composição e o volume de tráfego por faixa. Para os revestimentos flexíveis foi definido um Índice de Funcionalidade do Pavimento - IFP, baseado no método proposto por FREITAS (2002), utilizando as ponderações de defeitos preconizadas pelo procedimento DNIT 006/2003-PRO. Sendo a área de estudo uma área urbana, levou-se em conta a composição do tráfego. Considerou-se três tipos de veículos: automóveis, ônibus e caminhões, diferindo das metodologias convencionais que desconsideram o tráfego de automóveis ou assumem baixos percentuais de volumes de tráfego para estes. Em áreas urbanas, onde o tráfego de automóveis é majoritário, algumas vias com altos percentuais de veículos pesados (caminhões e ônibus) merecem ser destacadas das demais, tendo em vista que estes contribuem mais significativamente para o desgaste superficial dos revestimentos asfálticos. Todas estas informações foram armazenadas e processadas em ambiente SIG, com o objetivo de facilitar o manuseio, o processamento, a visualização e a análise dos dados coletados. A determinação e a visualização dos segmentos viários em condições mais desfavoráveis é realizada, comprovando-se a utilidade do método proposto para fins de priorização dos trechos mais necessitados de intervenções de manutenção. O método proposto mostrou-se vantajoso, como uma complementação dos demais, no aperfeiçoamento dos Sistemas de Gerência de Manutenção de Pavimentos Urbanos - SGMPU. Concluiu-se que o método proposto oferece um aperfeiçoamento em relação à avaliação funcional dos pavimentos e em relação ao tratamento do tráfego veicular. Sugestões são dadas no sentido do aperfeiçoamento dos métodos analisados, no contexto da formulação de Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos que atendam as necessidades das cidades brasileiras. pt_BR
dc.format.extent xv, 121 f.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Transito - pt_BR
dc.subject.classification Fluxo pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de informação geográfica pt_BR
dc.subject.classification Transito urbano pt_BR
dc.subject.classification Pavimentos flexiveis pt_BR
dc.title Gerência da manutenção da superfície de rolamento de vias urbanas utilizando SIG pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Marcon, Antonio Fortunato pt_BR


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