Produtividade e motivação docente em cursos de administração de IES privadas na Grande Vitória-ES

DSpace Repository

A- A A+

Produtividade e motivação docente em cursos de administração de IES privadas na Grande Vitória-ES

Show full item record

Title: Produtividade e motivação docente em cursos de administração de IES privadas na Grande Vitória-ES
Author: Behr, Simone da Costa Fernandes
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo fundamental explorar aspectos relacionados à produtividade e motivação docente, bem como verificar quais as principais dificuldades advindas da implantação do PROMES (método de medida e melhoria de produtividade). Para tanto foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo cujos sujeitos de pesquisa foram selecionados entre docentes que ministram aulas em curso superior de administração. A pesquisa foi aplicada na região da grande Vitória onde a competitividade entre instituições de ensino superior que oferecem curso de administração tem crescido consideravelmente. Foi feita uma pesquisa bibliográfica que teve como finalidade a contextualização do problema estudado além de proporcionar um embasamento para a análise de dados. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada. Quanto à sua classificação essa pesquisa é do tipo descritiva e exploratória. A partir dos dados analisados pode-se chegar a algumas conclusões dentre as quais: os docentes possuem uma grande dificuldade em compreender e medir a sua produtividade, principalmente ao que tange a sala de aula; há uma necessidade de investimento em qualificação docente, bem como, em pesquisa e extensão para a melhoria da produtividade, qualidade e motivação para os docentes. Dentre os fatores motivacionais que têm impacto sobre a produtividade docente destaca-se o desinteresse do discente e a falta de segurança (estabilidade) do docente na instituição de ensino onde trabalha. Verificou-se que muitos dos fatores motivacionais têm relação direta com a dificuldade de se implantar o método PROMES e que o mesmo seria de grande utilidade para resolver e apontar questões deficientes não só para os docentes, mas principalmente para as instituições de ensino que desejam trabalhar com qualidade, de forma a obter um diferencial competitivo.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87077
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
209993.pdf 934.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar