A história de vida do gerente e o processo da estratégia: caso da Univesidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Francisco Pereira da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Amarildo Jorge da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T13:26:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T13:26:46Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
221759 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87016 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta Tese, tem-se como contexto de análise o campus da UNIOESTE de Foz do Iguaçu e seus diretores gerais. O trabalho tem como objeto de análise as implicações entre a história de vida do gerente (diretor), o processo de aprendizado gerencial e as estratégias de ação. O objetivo básico é analisar e compreender estas implicações na IES pública no período de 1979 a 2003. Serviram como referencial teórico, alguns pressupostos do arcabouço da administração, ancorados em postulados da teoria de conhecimento construtivista, da teoria autopoiética e da abordagem sistêmica. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente qualitativo, posicionada no paradigma interpretativista. O método eleito é o Estudo de Caso para compreender o processo de mudança na Universidade, no período analisado. A abordagem de pesquisa está ancorada no método da fenomenologia hermenêutica, tomando-se como procedimento a entrevista qualitativa de três etapas. Trata-se de um estudo longitudinal, com cortes transversais nos respectivos mandatos dos diretores analisados. Este estudo elege, descreve, compreende e analisa seis mandatos e sete histórias de vida de diretores e de diretoras que atuaram no período em questão. Na Tese, os valores, as crenças e o estilo de administração dos entrevistados são analisados em relação as suas ações e aos seus resultados. O resultado da análise evidencia que as histórias de quatro diretores e de três diretoras implicaram no processo da estratégia da UNIOESTE de Foz do Iguaçu - PR. Contudo, como salientou um diretor entrevistado, o aprendizado individual do diretor sucedido não é transferido para o novo diretor nesta IES pública. Pode-se concluir que as histórias de vida dos protagonistas que construíram a UNIOESTE de Foz do Iguaçu - PR implicaram nas ações estratégicas, em seus respectivos mandatos, no período de 1979 a 2003, porém com algumas interrupções. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gerentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
pt_BR |
dc.title |
A história de vida do gerente e o processo da estratégia: caso da Univesidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar